TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Thiago Donda Rodrigues

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre algumas contribuições que as Tendências em Educação Matemática podem dar para a construção e o desenvolvimento da Educação Inclusiva. Para tanto, iniciaremos abordando o conceito de Inclusão, que em traços gerais, consiste em profundas mudanças na sociedade para que todos tenham lugar, independente de suas condições, sejam elas biológicas-físicas-intelectuais-sensoriais-sociais-culturais-econômicas. Assim, nos valeremos de pesquisadores da área e documentos internacionais que balizam o processo de Inclusão para a discussão sobre o tema, seus fundamentos e práticas, bem como a intelectuais como Paulo Freire e Ubiratan D’Ambrósio, a fim de situar a dimensão ética em que os conceitos desenvolvidos estão inseridos. Também pretendemos chamar a atenção para a Matemática, que por ser uma disciplina escolar detentora dos parâmetros da normalização pode contribuir para a exclusão e por algumas vezes atuar como filtro social e colaborando para o fracasso escolar. Após isso, acreditando que no campo da Educação Matemática, as pesquisas desenvolvidas em suas Tendências podem oferecer formas de corroborar com a Educação Inclusiva, serão desenvolvidas ideias sobre algumas destas Tendências, tais como, Modelagem em Educação Matemática, Educação Estatística, Educação Matemática Crítica, Informática na Educação Matemática, Educação à Distância online e Etnomatemática, Finalmente iremos apontar algumas pistas como elas podem atuar na Educação Inclusiva.

 

Palavras-chave: Educação Inclusiva; Tendências em Educação Matemática; Formação de Professores.

 

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Publicado

2015-04-26

Como Citar

Rodrigues, T. D. (2015). TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 338–349. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/947