A FORMAÇÃO DO LEITOR: O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR

Autores

  • Acimária Candido Silva
  • José Antonio de Souza

Resumo

As reflexões apresentadas no presente texto procuram abordar a relevância da leitura na constituição de indivíduos que atuam socialmente, e como o ensino de leitura, em ambiente escolar, pode atuar na formação de leitores, desde as séries iniciais. Destaca-se a necessidade de que o professor seja um conhecedor da língua, e que tenha uma boa formação linguística e docente, para evitar entendimentos equivocados que poderão prejudicar a formação de seus alunos/ leitores. Para formar leitores precisamos buscar textos acessíveis, mas que causem questionamento, com isso é importante que haja uma interação do professor com os alunos na formação dos significados do texto e colocar em prática atividades diferenciadas que contemplem as várias realidades desses leitores. O trabalho em questão aborda o tema do uso dos gêneros textuais/discursivos, especialmente o literário, em sala de aula como um caminho produtivo para desenvolver atividades que contemplem a linguagem, tendo em vista a utilização e as práticas comunicativas mais importantes na sociedade. Evidentemente todos os envolvidos no processo educacional (em casa, nas escolas e em todos os cenários sociais) são responsáveis pela formação do leitor; no entanto, neste momento, interessa-nos especialmente o papel desempenhado pela escola e pelo professor em tal processo, o processo de formação dos leitores.

 

Palavras-chave: Leitura. Formação docente. Leitura escolarizada.

 

Downloads

Publicado

2015-04-26

Como Citar

Silva, A. C., & de Souza, J. A. (2015). A FORMAÇÃO DO LEITOR: O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 285. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/941