CHARGES DO JORNAL DE BRASÍLIA: PERSPECTIVAS IDEOLÓGICAS SOBRE A COPA 2014

Autores

  • Jorge Fábio Godóes Pereira
  • José Antonio de Souza

Resumo

Os enunciados das charges possuem sempre um tom irônico e humorado para prender a atenção dos leitores. As charges são textos críticos que exigem uma compreensão mínima sobre a realidade política, econômica e social em uma dada época e que quase sempre fazem uma sátira sobre acontecimentos políticos e sociais, procurando desqualificar, ironizar, ou lançar um olhar crítico sobre tais acontecimentos. O estudo apresentado contempla a análise de charges do jornal eletrônico, Jornal de Brasília, procurando captar a perspectiva ideológica das charges com a temática Copa do Mundo FIFA 2014, principalmente no período pré-copa pelo referido veículo de comunicação, visto que circulava no Brasil um discurso pró e outro contra a realização desse evento no país. O discurso a favor da realização da copa apontava os benefícios para o país, tais como a receita trazida pelos turistas e as obras de mobilidade urbana; já o contra questionava sobre o legado que ficaria para a população brasileira e se as obras realmente ficariam prontas a tempo, apontando os atrasos como um possível motivo de vergonha para a nação caso as obras não ficassem prontas. Utilizando as charges como mecanismo de compreensão de uma realidade social e ancorado em uma perspectiva sociointeracionista do discurso, que estuda o discurso como produto de interação social, procurou-se trazer à tona quais eram os principais discursos que circulavam com relação à realização da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil e qual era o posicionamento do veículo de comunicação no qual o material foi colhido.

 

Palavras-chave: Discurso. Charge. Ideologia.

Downloads

Publicado

2015-04-26

Como Citar

Pereira, J. F. G., & de Souza, J. A. (2015). CHARGES DO JORNAL DE BRASÍLIA: PERSPECTIVAS IDEOLÓGICAS SOBRE A COPA 2014. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 260–272. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/939