O MÉTODO FÔNICO NO PROGRAMA ALÉM DAS PALAVRAS: a concepção de alguns alfabetizadores

Autores

  • Mônica Ferreira Pedroso
  • Leni Aparecida Souto Miziara

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa concluída sobre O Método Fônico no Programa Além das Palavras, a qual tratou de analisar a proposta de alfabetização baseado na concepção de alguns alfabetizadores da rede Estadual de Ensino de Paranaíba – MS. O trabalho ainda indagou as seguintes questões: Essa política de ensino foi bem aceita pelos professores? Como concebem o método fônico? Seguem com rigor as orientações metodológicas do programa ou usam outras metodologias para mediar o processo de apropriação de leitura e escrita? A pesquisa partiu de leituras sobre o método fônico e sobre alfabetização, depois realizamos pesquisas acerca das Políticas Educacionais voltadas para a alfabetização, então aplicamos um questionário semi-estruturado as alfabetizadoras da rede Estadual de Ensino em Paranaíba-MS, analisamos o questionário e finalizamos o trabalho. Utilizamos autores que defendem o método como Oliveira (2008), Seabra e Capovilla (2010) e também autores que questionam-no como Soares (2006), Mortatti (2012), Moraes (2012) e Guimarães, Miziara e Sousa (2011). Com a pesquisa percebemos que o método fônico considera a aprendizagem de forma uniformizada, pouco favorece na construção da autonomia dos alunos, a maior preocupação é com a codificação e decodificação das palavras e não com sua utilização como instrumento de formação humana. Utilizamos na pesquisa uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, também fomos a campo aplicar o questionário aos alfabetizadores.

 

Palavras-chave: Alfabetização. Método Fônico. Políticas Educacionais.

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Publicado

2015-04-26

Como Citar

Pedroso, M. F., & Miziara, L. A. S. (2015). O MÉTODO FÔNICO NO PROGRAMA ALÉM DAS PALAVRAS: a concepção de alguns alfabetizadores. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 207–217. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/934