BRINCAR POR BRINCAR OU PARA SE HUMANIZAR? O PAPEL DA CRIANÇA NA ATIVIDADE DA BRINCADEIRA

Autores

  • Elizângela Ferreira de Andrade

Resumo

Durante a Educação Infantil, a criança apresenta possibilidades infinitas para desenvolver suas potencialidades. O desenvolvimento de habilidades como linguagem, imaginação, coordenação motora e outras, neste momento, são fundamentais para que a criança possa desenvolver suas funções psíquicas superiores. E é na escola que ela encontra os meios mais ricos para fazê-lo. Para tanto uma análise referenciado pelos pressupostos da teoria Histórico-Cultural e da Atividade Principal, como meio fundamental para o desenvolvimento humanizador do indivíduo é o que fundamenta este artigo, que se constitui a partir do planejamento, execução, observação e reflexão acerca de uma Atividade de Brincadeira desenvolvida em um Centro de Educação Infantil (CEINF) no município de Paranaíba MS, com o intuito de demonstrar que a Brincadeira é o meio principal para que a criança desenvolva todas as suas potencialidades e se constitua como um indivíduo consciente de sua humanidade e de suas capacidades. Para respaldar a discussão foi utilizada uma revisão bibliográfica por meio dos pressupostos teóricos desenvolvidos por Vygotsky e seus colaboradores, em especial, Alexis Leontiev que defende a Atividade da brincadeira e o principal meio para o desenvolvimento das funções psíquicas infantis como elemento constituinte de um individuo dotado de possibilidades humanizadoras e que provocam a constituição integral do individuo.

 

Palavras-chave: Imaginação. Brincadeira. Atividade Principal. Teoria Histórico-Cultural. 

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Publicado

2015-04-26

Como Citar

Andrade, E. F. de. (2015). BRINCAR POR BRINCAR OU PARA SE HUMANIZAR? O PAPEL DA CRIANÇA NA ATIVIDADE DA BRINCADEIRA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 136–151. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/929