BRINCAR POR BRINCAR OU PARA SE HUMANIZAR? O PAPEL DA CRIANÇA NA ATIVIDADE DA BRINCADEIRA
Resumo
Durante a Educação Infantil, a criança apresenta possibilidades infinitas para desenvolver suas potencialidades. O desenvolvimento de habilidades como linguagem, imaginação, coordenação motora e outras, neste momento, são fundamentais para que a criança possa desenvolver suas funções psíquicas superiores. E é na escola que ela encontra os meios mais ricos para fazê-lo. Para tanto uma análise referenciado pelos pressupostos da teoria Histórico-Cultural e da Atividade Principal, como meio fundamental para o desenvolvimento humanizador do indivíduo é o que fundamenta este artigo, que se constitui a partir do planejamento, execução, observação e reflexão acerca de uma Atividade de Brincadeira desenvolvida em um Centro de Educação Infantil (CEINF) no município de Paranaíba MS, com o intuito de demonstrar que a Brincadeira é o meio principal para que a criança desenvolva todas as suas potencialidades e se constitua como um indivíduo consciente de sua humanidade e de suas capacidades. Para respaldar a discussão foi utilizada uma revisão bibliográfica por meio dos pressupostos teóricos desenvolvidos por Vygotsky e seus colaboradores, em especial, Alexis Leontiev que defende a Atividade da brincadeira e o principal meio para o desenvolvimento das funções psíquicas infantis como elemento constituinte de um individuo dotado de possibilidades humanizadoras e que provocam a constituição integral do individuo.
Palavras-chave: Imaginação. Brincadeira. Atividade Principal. Teoria Histórico-Cultural.