PEDAGOGO/EDUCADOR SOCIAL E OS NOVOS CAMPOS DE ATUAÇÃO

Autores

  • Renata Kerr de Souza
  • Edelir Salomão Garcia

Resumo

As mudanças da sociedade nos dias atuais trazem novas perspectivas de trabalho para diversos profissionais, principalmente aos ligado à educação de forma direta ou indireta, levando a uma diversificação das atividades educativas, exigindo uma heterogeneidade especialmente nas atividades voltadas a questão docente. Nesse viés de mudanças e profissionalização a pedagogia social e o perfil do pedagogo e ou/educador social ao longo dos tempos vêm sofrendo inúmeras mudanças, aparecendo cada vez mais novos conceitos e novos desafios, tanto para estudiosos da área, bem como para os profissionais que atuam como educador social. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo conhecer os novos papéis, funções e campo de atuação para esses profissionais; pois os mesmos acabam atuando em vários ambientes educacionais, sendo eles, formais, informais e não-formais, e por ser uma atuação abrangente, ainda existem algumas indagações e questionamentos quanto à formação, área de atuação, etc. Não existe uma concepção fechada de quem realmente é o pedagogo/educador social, e é nesse contexto que o presente estudo tem como objetivo trazer algumas reflexões sobre, sua formação, seu meio de atuação. Para chegarmos ao foco da discussão utilizamos da pesquisa bibliográfica, onde vamos perpassar por alguns conceitos correspondentes a educação, educação formal, informal, não formal, educação social, pois nessas vertentes educacionais que o pedagogo/educador social se encontra.

 

Palavras-chave: Educação Social.  Pedagogo Social.   Educação não Formal. 

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Publicado

2015-04-26

Como Citar

de Souza, R. K., & Garcia, E. S. (2015). PEDAGOGO/EDUCADOR SOCIAL E OS NOVOS CAMPOS DE ATUAÇÃO. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 96–109. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/926