O PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID: UMA DISCUSSÃO INICIAL

Autores

  • Laíse Ataides Ribeiro
  • Eliane Greice Davanço Nogueira

Resumo

A desvalorização da figura docente na sociedade brasileira gera diversos problemas, como a baixa qualidade da educação e a falta de profissionais da área. Ciente da questão e buscando alternativas para reverter a situação da precarização da educação básica, o governo tem implementado programas federais visando a melhoria da formação de professores. Uma das iniciativas se caracteriza pelo investimento na formação inicial, através da iniciação a docência pelo PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Coordenado pela Capes e criado em 2007, este programa visa promover a melhoria da qualidade da educação básica pública, buscando fomentar a iniciação à docência de estudantes em nível superior, em cursos de licenciatura presencial plena, para atuar na educação básica pública. Na UEMS – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, o projeto foi implantado em 2009, e até 2014, havia um aumento de 96% das bolsas ofertadas nas Unidades universitárias de Dourados e interior. Para diversos autores como Nogueira e Melim (2013) e Pereira (2011) o PIBID pode propiciar um ambiente único de aprendizagem da docência e desenvolvimento de práticas pedagógicas, tanto para os bolsistas licenciando como para os professores envolvidos com o projeto. Este trabalho de revisão bibliográfica vem discutir o PIBID, sua criação, objetivos e seu papel na formação docente.

 

Palavras-chave: PIBID. Formação docente. Bolsistas.

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Publicado

2015-04-26

Como Citar

Ribeiro, L. A., & Nogueira, E. G. D. (2015). O PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID: UMA DISCUSSÃO INICIAL. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 95. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/925