REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ARTICULADORES DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Patricia Pato dos Santos
  • Carla de Britto Ribeiro Carvalho
  • Dayse Centurion da Silva

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa em andamento na qual se investiga o Programa Mais Educação como estratégia de uma política pública para o fortalecimento da aprendizagem na perspectiva da Educação Integral. O estudo tem como objetivo compreender a prática docente desenvolvida na educação integral sob o aspecto da formação continuada. O professor contemporâneo necessita estar em constante formação, por meio de leituras e estudos, mantendo-se em atualização e desenvolvendo práticas pedagógicas eficientes, para que seja possível refletir sobre suas ações, direcioná-las segundo a realidade em que atua e acima de tudo enfrentar os desafios do processo de ensino e de aprendizagem.  Neste sentido, parte-se do reconhecimento pelo professor da importância da formação continuada para o desenvolvimento de sua práxis pedagógica, como forma de romper com a barreira da acomodação, por vezes estabelecida ao longo dos anos de profissão.  A metodologia utilizada está embasada na pesquisa bibliográfica e documental das políticas de formação de professores articuladores mais especificamente voltadas para a educação integral. Como resultado parcial deste estudo destaca-se a importância de se compreender a formação continuada como estratégia para assegurar a visão de totalidade e de interação entre teoria e prática, como possibilidade de formação humana, visando apreender o desenvolvimento completo por meio de uma formação docente que contemple o conhecimento sistematizado.

 

Palavras-chave: Programa Mais Educação. Formação de Professores. Educação Integral.

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Publicado

2015-04-26

Como Citar

dos Santos, P. P., Ribeiro Carvalho, C. de B., & da Silva, D. C. (2015). REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ARTICULADORES DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL NA PERSPECTIVA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATO GROSSO DO SUL. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E COLÓQUIO DE PESQUISA, 1(10), 56–67. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semiedu/article/view/921