TRANSFORMAÇÃO DA BIOMASSA POR PROCESSOS QUÍMICOS

Jéssica da Silva do Carmo, Margareth Batistote

Resumo


A atual crise no abastecimento de energia traz novamente à discussão a necessidade da introdução
de novas fontes de energia. A utilização de outras fontes de energia em particular a biomassa (resí-
duos celulósicos) podem ser um importante produto a ser transformado em energia. O estado do
Mato Grosso do Sul apresenta duas grandes empresas produtoras de celulose e cana-de-açúcar, im-
portantes matérias primas a serem transformadas em energia. O tratamento químico contribui de
forma efetiva em grande parte pela degradação de compostos produtores de energia, vantagens alia-
das aos benefícios ambientais fazem com que a biomassa seja uma opção estratégica para o desen-
volvimento do Brasil. O objetivo do projeto visou realizar pesquisas em relação às biomassa presen-
tes no Estado do Mato Grosso do Sul e seus processos químicos de transformação, bem como, mi-
nistrar palestras nas escolas da rede pública de ensino de Dourados e aplicar um questionário para a
sondagem do conhecimento e uma possível pretensão dos alunos de ingressar em cursos de nível
superior. Para o desenvolvimento do projeto de extensão foi realizado levantamento bibliográfico
para obter maior conhecimento sobre o tema e as transformações químicas da biomassa. As escolas
foram convidadas por meio de ofício e as palestras foram ministradas nas escolas, para avaliação da
aprendizagem foi aplicado um questionário antes e depois das palestras para detectar se os alunos
conseguiram absorver o conteúdo ministrado. Os dados obtidos apresentaram que 60% dos alunos
não sabiam o porquê a biomassa é de suma importância no cenário atual, e 52% não tinham conhe-
cimento dos processos químicos de transformação da biomassa. No questionário dois, os dados
mostraram que 93% dos alunos conseguiram absorver o conteúdo ministrado nas palestras, e 97%
deles conseguiram entender o porquê o estudo da química é importante para nosso cotidiano, seja
através de suas transformações para gerar energia, biocombustíveis e outros produtos. Diante dos
resultados obtidos o projeto de extensão teve um resultado positivo, já que foi possível levar mais
conhecimentos gerados no ambiente acadêmico para os alunos da rede pública de ensino e proporci-
onar a extensionista um contacto direto com o ambiente escolar.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.