APLICAÇÃO DO PARREIRAL DE MARACUJÁ NO SENTIDO DE UM LOCAL COM CONDIÇÕES FAVORÁVEIS PARA ESTUDOS E UM DESENVOLVIMENTO CULTURAL PARA AS CRIANÇAS

Autores

  • Cibele Caren Moraes Gonçalves
  • Priscila Gusmão Pompiani
  • Kelvin Monson Serpa
  • Adriana Jade da Silva Falcão

Resumo

O parreiral de maracujá é uma maneira bem simples para os alunos terem um ambiente sombreado e
com condições favoráveis para estudo, entretenimento e convívio. Um espaço considerado bom
para as crianças lerem um livro, se divertirem nos horários de recreação ou até mesmo nas
atividades disciplinares da escola. Além disso, a planta oferece a beleza das flores, aroma dos
frutos, convívio com a natureza, obtenção de conhecimentos ambientais e respeito ao próximo. Esse
ambiente também contribui para o desenvolvimento mental e físico das crianças, levando ao
aumento de produtividade e ganho de experiências ecológicas. Este trabalho teve como objetivo
contribuir através da técnica de parreira de maracujá para uma futura arborização onde as crianças
pudessem ter um ambiente designado aos estudos e entretenimento. O parreiral de maracujá foi
implantado na escola CAIC – Antônio Pace, no município de Aquidauana/ MS. Ele contribuiu com
o projeto – Horta Comunitária Escolar: ações de sustentabilidade, educação ambiental e saúde
alimentar. Que resultaram em uma melhoria do ambiente escolar, arborização adequada e
conscientização ambiental. Foi utilizado um espaço entre os pavilhões das salas da escola.
Consistindo em uma área de estudos para os alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental. A
técnica consistiu na construção do suporte através de madeiramento, no tamanho de 25 m2
com
altura de 2,5 m. Após 2 meses de plantio das sementes de maracujá, o desenvolvimento foi
acompanhado de adubação através de húmus e substrato orgânico. Foram ensinadas as crianças os
cuidados com o parreiral, como irrigação e poda. O parreiral de maracujá combinado a Horta
Comunitária e o projeto de Mudas Frutíferas supriram as necessidades da escola com um melhor
sombreamento. As mudas das árvores frutíferas, quando estiverem adultas contribuirão no
sombreamento e melhora do ambiente escolar para as crianças e funcionários. Com a colaboração
de todos da escola CAIC - Escola Municipal Antônio Pace e a parceria da equipe do PIBEX o
projeto trouxe e trará muitos benefícios para o meio escolar, como sombreamento e frutas,
melhorando assim o ambiente de convívio.

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Publicado

2017-03-03

Como Citar

Gonçalves, C. C. M., Pompiani, P. G., Serpa, K. M., & Falcão, A. J. da S. (2017). APLICAÇÃO DO PARREIRAL DE MARACUJÁ NO SENTIDO DE UM LOCAL COM CONDIÇÕES FAVORÁVEIS PARA ESTUDOS E UM DESENVOLVIMENTO CULTURAL PARA AS CRIANÇAS. ANAIS DO SEMEX, (9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/4047

Edição

Seção

TECNOLOGIA E PRODUÇÃO

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