CENTRO DE VISITANTES (ESPAÇO NATUREZA) E TRILHAS INTERPRETATIVAS PARA DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Aurielly Lopes Cardoso da Silva
  • Fabíola Fernandes Arnas Kuttert
  • Afrânio José Soriano Soares
  • Minéia Anselmo Moimáz
  • Assis Alegre da Silva

Resumo

A educação ambiental emerge como instrumentos significativos na tomada de consciência ambien-
tal, promovendo reflexões sobre as relações entre o ser humano e o meio ambiente, sendo necessá-
rio buscar opções que viabilizem tais práticas como: Conservação da natureza e uso adequado de re-
cursos naturais. Com isso a questão ambiental tem sido muito discutida ultimamente, principalmen-
te pelo esquecimento do fator da sustentabilidade, que envolvem o desenvolvimento social, econô-
mico e ambiental, porém o desenvolvimento econômico está em foco cada vez mais, já o fator am-
biental este esquecido e vem se degradando por ações humanas cada vez mais. O mau uso de nossos
recursos naturais trará a escassez do mesmo, para que haja uma mudança de hábitos e atitudes, é
importante trabalhar com a sensibilização e educação ambiental, mostrando o valor e a importância
de se conservar o meio em que vivemos, para que futuramente possamos ter uma educação, conhe-
cimento e boas praticas sobre a questão ambiental. Em razão disto para que o aprendizado da educa-
ção ambiental não fique somente ao espaço escolar onde se tem a educação formal o presente proje-
to teve como objetivo o desenvolvimento de trilhas interpretativas junto à utilização do espaço natu-
reza e visitação de crianças das escolas públicas de ensino fundamental de 5º ao 9º Ano de Aqui-
dauana, Anastácio e Região. Corroborando com tal assertiva é possível constatar que a Educação
Ambiental avança cada vez mais, com isso buscamos a interação entre os alunos com o meio ambi-
ente, mostrando a importância da conservação e o que o meio natural pode nos proporcionar. A tri-
lha TAMANDUA situada na fazenda experimental UEMS- Unidade Universitária de Aquidauana
nos proporciona à interpretação ambiental e transmiti conhecimento, possibilita atividades que bus-
cam iteração das crianças, analisa os significados dos eventos observados, bem como suas caracte-
rísticas presente na natureza.

Downloads

Publicado

2017-03-03

Como Citar

Silva, A. L. C. da, Kuttert, F. F. A., Soares, A. J. S., Moimáz, M. A., & Silva, A. A. da. (2017). CENTRO DE VISITANTES (ESPAÇO NATUREZA) E TRILHAS INTERPRETATIVAS PARA DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL. ANAIS DO SEMEX, (9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/4045

Edição

Seção

TECNOLOGIA E PRODUÇÃO