CENTRO DE VISITANTES (ESPAÇO NATUREZA) E TRILHAS INTERPRETATIVAS PARA DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Aurielly Lopes Cardoso da Silva, Fabíola Fernandes Arnas Kuttert, Afrânio José Soriano Soares, Minéia Anselmo Moimáz, Assis Alegre da Silva

Resumo


A educação ambiental emerge como instrumentos significativos na tomada de consciência ambien-
tal, promovendo reflexões sobre as relações entre o ser humano e o meio ambiente, sendo necessá-
rio buscar opções que viabilizem tais práticas como: Conservação da natureza e uso adequado de re-
cursos naturais. Com isso a questão ambiental tem sido muito discutida ultimamente, principalmen-
te pelo esquecimento do fator da sustentabilidade, que envolvem o desenvolvimento social, econô-
mico e ambiental, porém o desenvolvimento econômico está em foco cada vez mais, já o fator am-
biental este esquecido e vem se degradando por ações humanas cada vez mais. O mau uso de nossos
recursos naturais trará a escassez do mesmo, para que haja uma mudança de hábitos e atitudes, é
importante trabalhar com a sensibilização e educação ambiental, mostrando o valor e a importância
de se conservar o meio em que vivemos, para que futuramente possamos ter uma educação, conhe-
cimento e boas praticas sobre a questão ambiental. Em razão disto para que o aprendizado da educa-
ção ambiental não fique somente ao espaço escolar onde se tem a educação formal o presente proje-
to teve como objetivo o desenvolvimento de trilhas interpretativas junto à utilização do espaço natu-
reza e visitação de crianças das escolas públicas de ensino fundamental de 5º ao 9º Ano de Aqui-
dauana, Anastácio e Região. Corroborando com tal assertiva é possível constatar que a Educação
Ambiental avança cada vez mais, com isso buscamos a interação entre os alunos com o meio ambi-
ente, mostrando a importância da conservação e o que o meio natural pode nos proporcionar. A tri-
lha TAMANDUA situada na fazenda experimental UEMS- Unidade Universitária de Aquidauana
nos proporciona à interpretação ambiental e transmiti conhecimento, possibilita atividades que bus-
cam iteração das crianças, analisa os significados dos eventos observados, bem como suas caracte-
rísticas presente na natureza.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.