IMPLEMENTAÇÃO DE SGA PARA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE DOURADOS-MS

Sônia Mendes Paiva de Mendonça, Jose Roberto da Silva Lunas

Resumo


O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) tem a função de atuar como ferramenta para estabelecer
práticas e procedimentos apropriados na obtenção do desenvolvimento sustentável. Em várias
partes do mundo, os SGAs estão sendo desenvolvidos e aplicados, isso se deve aos crescentes e
graves impactos ambientais e das necessidades das organizações em mitigar e/ou prevenir os
problemas de caráter ambiental. O trabalho foi desenvolvido em uma Escola da Rede Estadual de
Ensino Médio, localizada no município de Dourados-MS e teve como objetivo desenvolver e
implementar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), usando metodologia das normas da ISO
14000 sem visar a certificação, com intuito de mitigar impactos gerados e gerir uma escola dentro
das premissas do conceito de desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, o presente projeto
partiu da hipótese de que iniciativas ambientais como as estabelecidas pela ISO podem aumentar
sistematicamente a rentabilidade e a sensibilização ambiental. Através do projeto realizado, foi
possível obter mais conhecimentos relacionados aos benefícios ambientais dos Sistemas de Gestão
Ambiental, bem como os pontos positivos desta prática que cedo ou tarde, tenderá a não ser mais
uma opção de escolha, e sim sinônimo de boas relações entre escola-comunidade, demonstração de
atuação cuidadosa; conservação de matéria-prima e energia; estímulo ao desenvolvimento e ao
compartilhamento de soluções ambientalmente corretas; redução de gastos (energia elétrica, água,
combustível, equipamentos, compras e outros); conservação dos espaços físicos da escola e
comprometimento com uma gestão ambiental demonstrável. Durante a realização do projeto, a
interação com a direção e professores da escola possibilitou a troca de informações e ideias,
alcançando os objetivos propostos pela extensão.


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