EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL LÓIDE BONFIM ANDRADE EM DOURADOS MS, NAS SÉRIES INICIAIS: PERCEPÇÃO AMBIENTAL E REALIDADE

Priscila Fazioni Silva, Vera Lucia Lescano de Almeida

Resumo


A ação antrópica teve impacto direto na grande degradação do meio ambiente, afetando assim seu
equilíbrio, sendo necessária a reversão desse quadro de impacto ao meio em que se vive. A
educação do cidadão e, entre eles de jovens e crianças, surge como uma ferramenta poderosa, pois
permite a formação de uma sociedade de indivíduos atentos aos problemas socioambientais. O
presente trabalho teve como objetivo promover, por meio de diferentes ações, a educação
ambiental, identificando o nível de percepção ambiental dos alunos das séries iniciais e
contribuindo para que ocorra uma inserção dos alunos no processo de controle e minimização da
degradação ambiental. A Escola Municipal Lóide Bonfim Andrade foi escolhida para a execução do
projeto. Foram verificadas as atividades ambientais realizadas na escola e preparadas palestras,
debates, dinâmicas e outras atividades feitas no ambiente escolar com o uso de materiais impressos
e vídeos, além do levantamento bibliográfico. Como ferramenta para verificação da percepção
ambiental foi proposta a elaboração de desenhos comparativos da realidade ambiental pelos alunos.
De maneira geral o projeto foi muito bem aceito pelos professores, diretora e principalmente pelos
alunos que manifestaram, em todo momento, curiosidade e interesse no assunto sobre o meio
ambiente, principalmente envolvendo as questões atuais, e se mostraram preocupados e interessados
em cuidar da natureza, mostrando, através de desenhos, que eles percebem a real situação de como
o meio ambiente está e como deveria ser. É possível concluir que o projeto foi satisfatório em todo
seu desenvolvimento e que seus objetivos foram muito bem alcançados, sendo todo público-alvo
atingido adquirindo novas e importantes informações sobre assuntos como ecologia, biodiversidade,
poluição, compostagem. Também foi possível notar a percepção ambiental dos alunos das séries
iniciai, e a grande vontade e interesse destes nos temas abordados, obtendo participação em todos os
momentos do projeto e alcançando toda a comunidade que o aluno está inserido.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.