O SOLO COMO RECURSO NATURAL, MANEJO E TÉCNICAS DE CONSERVAÇÃO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA

Jeferson Aparecido Almeida Silva, Joelma Crespo Duarte, Dandara Fernandes Jardim, Eulália Souza Prates Silva, Armando David Salinas, Vera Lucia Freitas Marinho

Resumo


O trabalho integra um conjunto de ações propostas no projeto de extensão desenvolvido com os
acadêmicos do curso de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS –
Unidade de Jardim/MS cujos objetivos visaram estimular a produção de material didático-
pedagógico no ensino de Geografia e promover a interlocução entre a Universidade e a comunidade
externa, tendo como público-alvo os alunos e professores do Ensino Médio das Escolas públicas do
município de Jardim e região que recebem anualmente os acadêmicos do curso de licenciatura da
instituição para as práticas da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado. A metodologia
consistiu da divisão e orientação dos grupos visando à elaboração de material pedagógico ou
experimentos práticos, realizados em sala de aula ou em projetos interdisciplinares, visando auxiliar
o ensino sobre solos nos níveis fundamental e médio. Dentro da temática proposta para o nosso
grupo – “o solo como recurso natural, o manejo e técnicas de conservação: práticas pedagógicas e o
ensino de Geografia” – buscamos desenvolver materiais didáticos que despertassem o interesse do
público visitante, desta forma elaboramos para a exposição: um banner sobre a temática, duas
maquetes sobre o manejo e técnicas de conservação de solo, um jogo interativo de tabuleiro sobre o
estudo de solos e a doação de mudas de plantas nativas da região. Os materiais didáticos elaborados
foram apresentados em forma de exposição lúdica e contou como requisito de cumprimento da
disciplina de Fundamentos de Pedologia. O resultado apresentado na exposição, realizada no
primeiro semestre do ano de 2016, gerou a interação com os alunos e os professores, possibilitando
a troca de informações e ideias, como também contribuiu para aprofundar o diálogo entre as
instituições públicas de ensino e promover uma aproximação dos alunos e professores junto à
comunidade externa. Destacamos ainda que os materiais didáticos produzidos foram sorteados para
as escolas públicas que participaram da exposição do projeto.


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