A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL MINISTRO JOÃO PAULO DOS REIS VELOSO, DOURADOS-MS

Autores

  • Geisebel Bueno Fonseca
  • Vera Lucia de Almeida

Resumo

A percepção é decorrente da educação ambiental, que resumidamente pode ser entendida como um
instrumento para tentar sanar ou minimizar os problemas ambientais. A partir dessa constatação, o
projeto foi realizado com o objetivo de estimular por meio de ações de extensão a percepção
ambiental de alunos do ensino médio da Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso,
visando à aplicação prática dos conceitos ecológicos para a sustentabilidade do meio ambiente.
Como estratégia metodológica, após revisão de literatura do tema, houve avaliação in loco a
caracterização do pesquisado e fonte de informações sobre as questões ambientais e observou-se o
nível de entendimento dos alunos a respeito do meio ambiente que o cerca. Foram realizadas
entrevistas semi-estruturadas com os alunos, um questionário (aplicado em sala de aula) estruturado
por 10 questões objetivas, do tipo reflexivo, nas quais os alunos puderam responder não apenas às
questões que lhes foram propostas, mas também se deparar com alternativas provocativas e por fim
utilizou-se a ferramenta da fotografia, quando os alunos foram solicitados escolher uma fotografia
sobre o meio ambiente ideal na visão deles (Representação Fotográfica). De forma geral, as séries
avaliadas possuem boa percepção ambiental, os estudantes mostraram percentuais elevados sobre o
conhecimento da definição de termos ambientais. Mesmo com algumas dificuldades de se aplicar
práticas sustentáveis para ajudar o meio ambiente no ambiente em que vivem muitos desses
estudantes já tem hábitos ajuda muito na conservação da nossa natureza. A partir do
desenvolvimento deste projeto conseguimos compreender a percepção ambiental dos alunos e foi
possível também despertar a sensibilização ambiental de cada um através de informações e
conhecimentos. Com as atividades os alunos passaram a conhecer alguns assuntos que já tinham
ouvido falar, mas não sabia exatamente do que se tratava, como por exemplo, o termo
sustentabilidade, biodiversidade, etc. Por fim, a Educação Ambiental aliada à Percepção Ambiental
possuem resultados excelentes quanto à transmissão de conhecimentos e a compreensão dos
problemas ambientais.

Downloads

Publicado

2017-03-03

Como Citar

Fonseca, G. B., & Almeida, V. L. . de. (2017). A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL MINISTRO JOÃO PAULO DOS REIS VELOSO, DOURADOS-MS. ANAIS DO SEMEX, (9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/4000

Edição

Seção

MEIO AMBIENTE