INCORPORAÇÃO DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS POR MEIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE DOURADOS – MS

Dariana Borba Coelho, Jose Roberto da Silva Lunas

Resumo


O objetivo desse trabalho foi construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e
competências voltadas para a conservação do meio ambiente, com intuito de mitigar impactos
gerados e gerir uma escola dentro das premissas do conceito de desenvolvimento sustentável. A
educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os
cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incluir no
ambiente escolar uma sensibilização crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se
como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais. Como parte da
metodologia, foram feitas reuniões com a coordenação da escola para apresentar os objetivos,
planos e ações que seriam desenvolvidos durante o projeto. Em seguida, o projeto também foi
apresentado aos professores com o objetivo de relacionar a educação ambiental com os conteúdos
pedagógicos: interdisciplinarizando saberes. Depois, foram realizadas visitas na escola para fazer
um levantamento da demanda dos recursos naturais que entram na escola (água, energia, materiais e
alimentos), dos resíduos e da situação estrutural do edifício (instalações elétricas e hidráulicas).
Verificou-se que a escola já desenvolvia algumas ações voltadas a educação ambiental dos alunos,
tais como, campanha de mitigação energética e campanha que orienta os alunos a usar de forma
consciente a água. Sendo assim, para a obtenção de melhores resultados, foi proposto que a equipe
auxiliasse nas campanhas já existentes em seguida, foram definidas algumas ações para dar
continuidade a essas atividades. Foi feita uma composteira que serviu para aproveitar os resíduos
orgânicos da cozinha, também foi adicionada a está mistura as folhas recolhidas do pátio das
árvores. O húmus, produto final rico em nutrientes, será utilizado na horta que esta em processo de
desenvolvimento. Espera-se que com a criação de uma rotina de acompanhamento, a escola dê
continuidade as ações que são de grande importância, pois busca desenvolver no aluno a visão
crítica que lhe permita consumir de forma mais consciente, ou seja, de maneira inteligente os
recursos naturais, impedindo seu esgotamento.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.