INSTALAÇÃO DE UMA HORTA ESCOLAR E IRRIGAÇÃO EM FORMA DE PETGOTTA, UTILIZANDO ÁGUAS DE CISTERNAS DE GARRAFAS PET

Caroline Moreira de Paula, Ana Carolina Correia Oliveira

Resumo


Os recursos naturais são fundamentais para a existência humana, entretanto a expressiva pressão
sobre os mesmos pode culminar na degradação do meio e falta de matérias-primas fundamentais.
Diante deste cenário, se faz necessário mudança de hábitos e otimização de processos com foco no
desenvolvimento sustentável. Para alcançar esta mudança é essencial a educação ambiental para
instrução e mobilização da população, por meio dela o indivíduo e a coletividade constroem valores
sociais, conhecimentos e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente. Com ênfase nestas
questões e neste contexto surge a necessidade de tratar as questões ambientais num enfoque
popular. As alternativas para estas questões socioambientais definiram a necessidade do presente
estudo, cuja temática central é sugerir a busca constante pela sustentabilidade, pressupõe-se assim,
temas de relevância que serão considerados e abordados neste trabalho. Nesta perspectiva, foi
desenvolvido na Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso, um projeto de educação ambiental
chamado “Instalação de uma horta escolar e irrigação em forma de petgotta, utilizando águas de
cisternas de garrafas pet”, as atividades de plantio, compostagem e irrigação da horta aliados à
cartazes no pátio escolar e em sala de aula, tiveram como finalidade, conscientizar e reforçar os
alunos sobre a importância da redução da água e de um desenvolvimento sustentável . Houve a
aplicação de um questionário no inicio e fim do projeto, aplicados a toda a comunidade escolar, a
fim de comparar os conhecimentos anteriores e os adquiridos após o projeto. Os trabalhos
socioambientais foram desenvolvidos pelos alunos de primeiro a oitavo ano desta escola,
professores de todas as disciplinas das séries envolvidas, funcionários e direção e comunidade local.
Pode-se notar com esta iniciativa resultados otimizados, havendo por parte da grande maioria da
comunidade escolar, atitudes como de reciclagem de resíduos sólidos e orgânicos, pois com as
atividades desenvolvidas, começaram a enxergar uma destinação adequada para tais, viabilizando
com isso, um ambiente adequado e melhor para viver, visando a consciência crítica e a obtenção de
valores e ações ambientais corretas e a formação da cidadania. A melhoria é gradual, porém foi
significativa. O desenvolvimento deste projeto mostrou a todos os envolvidos que é possível
construir uma nova realidade, levando em consideração o cuidado e responsabilidade com o planeta
em que vivemos.


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