ATIVIDADES PRÁTICAS DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO A PARTIR DO CONCEITO CITOLOGIA

Samara dos Santos Nelvo, Mírian Xavier, Elizangela Leite Vargas

Resumo


O ensino de Ciências deve contribuir para que os alunos compreendam melhor o mundo e suas
transformações e possam agir de forma responsável em relação ao meio ambiente e a sociedade. En-
tretanto, na maioria das vezes, o ensino não fornece condições para que os estudantes tenham com-
preensão sobre a ciência, isso porque no modelo tradicional os alunos fazem papel de ouvintes e os
conhecimentos não são aprendidos significativamente e são memorizados por um curto período de
tempo. Neste contexto, as aulas práticas podem desempenhar importantes funções, pois despertam o
interesse dos alunos, envolvem os estudantes em investigação científicas, desenvolvem a capacida-
de de resolver problemas e facilita a aprendizagem significativa dos conceitos científicos. O projeto
de extensão teve por objetivo desenvolver atividades práticas envolvendo conceitos de citologia,
com alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas de Dourados-MS, além
disso, oportunizou aos alunos da comunidade o contato com diferentes laboratórios de ensino da
UEMS e de outros espaços da Universidade. Vale ressaltar, que essas atividades compõem o projeto
de extensão Mais Ciências. Durante as visitas, que aconteceram no último semestre de 2015 e o pri-
meiro de 2016, os alunos tiveram a oportunidade de utilizar microscópio para observar e diferenciar
células animais e vegetais, além de aplicar técnicas para preparação lâminas. Além das atividades
de microscopia, foi possível observar, o vislumbramento dos alunos ao conhecerem outros espaços
da Universidade. Importante destacar que, durante o desenvolvimento do projeto, os bolsistas tam-
bém tiveram que rever, preparar e estudar os conceitos aprendidos durante a graduação, que foi rea-
lizada por meio de inúmeras pesquisas de conceitos científicos, caracterizando um processo contí-
nuo de formação tanto dos alunos do ensino básico, como dos graduandos em Ciências Biológicas.
Ao final, foi possível perceber, que as atividades práticas são instrumentos que se caracterizam por
serem motivadores e que podem colaborar no processo de ensino e aprendizagem de forma diferen-
ciada, dinâmica e significativa. Portanto, foi notável a importância de práticas laboratoriais para o
ensino dos conceitos e citologia, pois criou condições para que os alunos aprendessem de forma
contextualizada, estimulando o interesse dos mesmos na construção de conceitos científicos.


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