EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PARTICULAR: PERCEPÇÃO AMBIENTAL

Mayara Bombassaro, Vera Lucia Lescano Almeida

Resumo


As estratégias de enfrentamento da problemática ambiental, para surtirem o efeito desejável na
construção de sociedades sustentáveis, envolvem uma articulação coordenada entre todos os tipos
de intervenção ambiental direta, incluindo nesse contexto as ações em educação ambiental. Dessa
forma, assim como as medidas políticas, jurídicas, institucionais e econômicas voltadas à proteção,
recuperação e melhoria socioambiental, despontam também as atividades no âmbito educativo.
Uma educação transformadora envolve não só uma visão ampla de mundo, como também a clareza
da finalidade do ato educativo, uma posição política e competência técnica para programar projetos
a partir do aporte teórico e formador de profissional competente. Educação Ambiental é um
processo onde as pessoas apreendem como funciona o ambiente, como dependemos dele, como o
afetamos e como promovemos a sua sustentabilidade. Diante disso o objetivo desse trabalho foi
realizar uma pesquisa para levantamento de dados sobre a percepção ambiental nas escolas
particulares de ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a realização de palestras e
atividades educativas com diversos temas abordados como perguntas e respostas e dinâmicas. Os
resultados apresentaram a importância da conservação ambiental para os alunos e professores de
modo a promover a inserção desses alunos na problemática ambiental com a realização de
atividades educativas. Pode -se afirmar que os alunos envolvidos desenvolveram a
capacidade de saber, saber fazer e saber ser na realização de uma atividade em que foram propostas
e também pode-se perceber que os alunos tem grande capacidade de passar adiante o aprendizado,
tanto para os pais quanto para amigos e vizinhos ou outros familiares.
Conclui-se que as escolas ainda precisam amadurecer a ideia de implementação da educação
ambiental em sua carga horaria, pois os coordenadores e alguns professores ainda não veem a
importância dessa disciplina para formar cidadãos mais comprometidos com o meio ambiente.
A educação e a problemática ambiental são antes de tudo, questões políticas que envolvem atores,
interesses e concepções de mundo diferentes, e que podem assumir direções mais conservadoras ou
emancipatórias.


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