O USO DO MOODLE COMO FERRAMENTA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE EM ASTRONOMIA DA REDE MUNICIPAL DE DOURADOS/MS

Luciane Aparecida Geraldo, Larissa de Souza Dias Santos, Edmilson Souza

Resumo


O uso da modalidade designada Educação à Distância (EAD) tem se expandido nos últimos dez
anos e permitido alcançar a formação de recursos humanos em regiões onde a educação tradicional
é pouco eficiente. Entre as diversas ferramentas de gerenciamento de conteúdos de EAD destaca-se
o MOODLE. A UEMS utiliza o MOODLE como ferramenta para diversos níveis de formação de
recursos humanos, desde cursos de extensão até oferta de disciplinas em nível de mestrado. O
presente trabalho tem por objetivo relatar os resultados do uso do MOODLE em um curso de cem
horas de capacitação docente em Astronomia para a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Os cursistas possuem carga horaria elevada nas salas de aula, porém uma vez na semana
disponibilizam de quatro horas para aulas presenciais do curso de Astronomia. Neste curso foi
realizada uma enquete antes de iniciá-lo a cerca do melhor dia para capacitação. Os professores
optaram pela segunda-feira para realização de aulas presenciais duas vezes ao mês e o restante dos
encontros são via EAD. A Astronomia não possui um profissional especifico na rede de educação
básica, sendo em geral o ensino da mesma realizada por pedagogos, matemáticos, biólogos e outras
carreiras. Esses profissionais relatam não possuírem tempo elevado para sua própria capacitação,
mas mantém um interesse pelos conteúdos de Astronomia. Dessa maneira o uso da modalidade
EAD para a capacitação em Astronomia, através de uma ação extensionista, torna-se uma
ferramenta estratégica para a educação continuada dos profissionais do ensino fundamental. Alguns
resultados dessa experiência apontam para a falta de uma cultura (ou mesmo disciplina) dos
cursistas quanto ao gerenciamento de seu tempo dedicado as atividades EAD. Uma das mais
comuns é a não realização das atividades no prazo estabelecido. Outra limitação apresentada pelos
mesmos é a falta de iniciativa em conhecer o potencial da ferramenta de comunicação, tal como os
fóruns e bem como as tentativas durante o processo de resposta ás tarefas. Como conclusão o
alcance do uso do MOODLE foi eficiente como estratégia complementar as aulas presenciais.
Segundo relato dos cursistas foi durante as aulas presenciais que os mesmos puderam dirimir
diversas duvidas sobre a plataforma MOODLE.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.