A ENERGIA PRODUZIDA PELO ESGOTO

Érica Castro Ferro, Gilberto José Arruda

Resumo


Ações de Extensão proporcionam a comunicação entre alunos e professores das escolas públicas e
privadas, por meio da exposição de trabalhos e realização de atividades. O presente trabalho tem
como objetivo divulgar os cursos de Química da UEMS (Licenciatura e Bacharel) e incentivar os
alunos do ensino médio a gostarem de Química; integrar assuntos ligados ao meio ambiente, tecno-
logia, indústria e educação, através da utilização de esgoto como fonte de biomassa; despertar a mo-
tivação dos alunos em aprender mais sobre ciências, de forma a aumentar o número de alunos que
procurarão a carreira científica futuramente. Primeiramente foi realizado um levantamento biblio-
gráfico em artigos, livros, revistas e sites, para elaboração da palestra, procurando assim, conscienti-
zar e mostrar à população uma nova alternativa de energia sustentável, e despertar o interesse pela
produção dessa energia, a partir do esgoto. No decorrer do projeto, constatou-se a necessidade de
execução de algumas atividades alternativas e exposições de materiais (como maquete, banner, en-
tre outros), de acordo com o evento e a disponibilidade da instituição solicitante. Levou-se um bio-
digestor (construído por canos de PVC), que foi deixado em exposição durante as apresentações,
para um melhor conhecimento da população. Os resultados auxiliaram para uma melhor percepção
do aproveitamento de esgoto como fonte de biomassa, para produção de energia e assim, contribuiu
para um maior conhecimento em relação ao desenvolvimento desse projeto. Estas atividades foram
realizadas através de ações sociais, realizadas pelo Ministério Público (Promotoria Comunitária:
MP mais perto de você), na Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso, no dia 03 de ou-
tubro de 2015 e uma reunião entre os alunos bolsistas e seus professores-orientadores, na Universi-
dade Estadual de Mato Grosso do Sul, no dia 08 de julho de 2016. Através deste projeto promoveu-
se uma relação de interação e convivência entre os alunos e professores do programa juntamente
com alunos e professores dessas escolas públicas e privadas, onde houve a troca de informações e
ideias, alcançando-se assim, os objetivos propostos pela extensão.


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