RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ESTRATÉGIA PARA ENSINAR CONCEITOS MATEMÁTICOS

Autores

  • Bruno Maldonado de Moura
  • Eder Pereira Neves

Resumo

Por meio do desenvolvimento do projeto foi possível adquirir muitas experiências, o convívio com
os alunos participantes permitiu conhecer as necessidades que eles apresentavam, tanto em
conteúdos matemáticos, como na forma de convívio com outros colegas. Procurei de várias formas
auxiliar nas dificuldades em realizar as tarefas passadas pelos professores titulares, sempre
incentivei para que obtivessem o melhor aproveitamento possível, a indisciplina nos encontros foi
uma das minhas maiores dificuldades, foi necessário pesquisar e planejar o conteúdo aplicado aos
alunos, mais com os passar dos meses acabei adquirindo esta habilidade, por meio das orientações
fui superando algumas dificuldades. Sempre proporcionei aos alunos meios que pudessem
compreender e tirar suas dúvidas sobre conteúdos matemáticos. Procurei trabalhar de várias
maneiras os conteúdos com jogos didáticos, materiais manipuláveis, exercitando o raciocínio e a
interpretação de situações que evolvessem conceitos matemáticos. O projeto contribuiu para
vivenciar momentos de docência, relacionado a preparação de aula, atividades, como ter domínio de
sala de aula. Posso afirmar que o projeto proporcionou aprendizado para todas as partes envolvidas,
permitindo a conscientização da necessidade do respeito mútuo, desenvolvimento humano, respeito
pelo meio ambiente, necessidade de persistência e planejamento em tudo que formos fazer.

Downloads

Publicado

2017-03-03

Como Citar

Moura, B. M. . . de, & Neves, E. P. (2017). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ESTRATÉGIA PARA ENSINAR CONCEITOS MATEMÁTICOS. ANAIS DO SEMEX, (9). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/semex/article/view/3964

Edição

Seção

EDUCAÇÃO