DIFUSÃO DOS DIREITOS SOCIAIS: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PARA JOVENS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARANAÍBA

Túlio Onuma da Silva, Sidinea Cândida Faria

Resumo


O presente trabalho intitulado “Difusão dos Direitos Sociais: a construção do conhecimento para
jovens da rede púbica do município de Paranaíba”, está em consonância com o projeto mais amplo
denominado “Cidadania em Construção II: ações sócio-educativas na formação de jovens cidadãos
no Município de Paranaíba”, coordenado pela Prof.ª. Dra. Sidinea Cândida Faria. O projeto
desenvolvido nos anos de 2015 e 2016, abarcou a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
(UEMS - Unidade de Paranaíba) e a Escola Estadual Dr. Ermírio Leal Garcia, envolvendo alunos de
faixa etária aproximada entre 10 e 14 anos. Buscou-se, principalmente, propagar aos alunos
conhecimento sobre os Direitos Sociais, entendidos como pertencentes à sociedade e a cada
cidadão, previstos na Constituição Federal de 1988, contribuindo para aproximação entre a
universidade e a comunidade. Com as atividades e ações desenvolvidas, efetivou-se os objetivos
específicos mencionados no projeto, tais como a compreensão no tocante ao artigo 6º da
Constituição Federal, criado especificamente como um esboço a respeito dos Direitos Sociais, a
conscientização dos alunos no que tange à demanda social dos direitos à educação; saúde;
alimentação; trabalho; moradia; lazer; segurança; dentre outros. No tocante à metodologia, foram
utilizadas pesquisas bibliográficas em autores que tratam do assunto, com o intuito de fundamentar
o desenvolvimento do trabalho, assim como a elaboração de cartilhas, com base também em
pesquisas realizadas nos sites de revistas e obras especializadas. Outrossim, foram utilizados
materiais didáticos como apostilas, questionários, vídeos e a Constituição Federal, presente em
todos os encontros, com a finalidade de fomentar discussões e a participação dos alunos a respeito
do tema. Como resultados, observou-se significativas evoluções e amadurecimentos dos alunos
acerca do assunto difundido. Ademais, pode-se afirmar com clareza que as experiências e
aprendizagens vivenciadas pelo projeto realizado, contribuíram para a concretização do liame entre
Universidade e Comunidade Local, o que evidencia o imprescindível tripé Ensino Pesquisa-
Extensão que caracteriza a Universidade. Indubitavelmente, ressalta-se que projetos desta natureza
são de extrema relevância para propagação dos direitos humanos, além de propiciar uma
aproximação entre universidade e comunidade, auxilia na redução de lacunas na educação pública,
na busca pela formação de cidadãos conscientes, responsáveis e, acima de tudo, “humanos”.


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