DESENVOLVIMENTO DAS VIRTUDES HUMANAS COMO PRESSUPOSTO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E DA SOLIDARIEDADE

Eduardo de Paula Souza Pereira, Juliano Alves Gil Pereira

Resumo


Ao propormos o projeto 'Desenvolvimento de virtudes humanas como pressuposto para o exercício
da cidadania e da solidariedade' tivemos a intenção de compartilharmos com jovens estudantes se-
cundaristas um pouco de conhecimento acerca do tema, que, por meio de discussões, questionamen-
tos e debates em rodas de conversa, visava-se levar os alunos a refletirem e identificarem uma reali-
dade atual que está ligada a falta das virtudes inerentes ao ser humano. Houve significativa intera-
ção com os estudantes e professor de Sociologia e Historia do Ensino Médio da Escola Estadual
José Garcia Leal, visto que foi possível vincular o projeto com a matéria escolar, de forma que os
temas propostos para discussão traçassem um paralelo com o conteúdo das aulas e algumas ques-
tões atuais debatidas em sociedade. Nas discussões, previamente foi explicado sobre o que o projeto
se tratava, apresentando ao público o que eram virtudes humanas, quais são, o porquê da importân-
cia em discuti-las, além do conceito de solidariedade e cidadania, etc., de forma que deixasse claro
o intuito do projeto e a importância dele numa realidade social atual. Tentou-se, então, fazer uma
relação entre episódios atuais da vida social e política, suas causas e consequências, com o conteúdo
escolar ministrado pelo professor, e ainda sim, com a vida particular de cada um. Assuntos como a
situação dos imigrantes na Europa; cultura do ódio; corrupção; a situação dos presídios brasileiros;
violência e preconceito; etc., foram abordados na tentativa de contribuir um pouco sobre o assunto
no âmbito escolar e, de certa forma, contribuir com a vida cotidiana dos estudantes. Foi notória a
participação dos estudantes a cada encontro; os relatos pessoais tinham cada vez mais proximidade
e similaridade com os problemas elencados; ficou perceptível que os problemas sociais estão cada
vez mais visíveis e recorrentes. A partir disso, o projeto se tornou eficaz de forma que fomentou
discussão, havendo o diálogo entre os estudantes e entre estudantes e coordenador; discutiu-se os
problemas contemporâneos e a banalização das virtudes humanas; houve uma melhora na integra-
ção entre universidade, escola, jovens e sociedade, de modo que os alunos se interessaram em in-
gressar em alguma Universidade; e, despertou-se o interesse dos estudantes nos temas relacionados
com os valores e virtudes humanas, tais quais, a solidariedade e a cidadania, de forma que estes ale-
garam levar o que aprenderam para as suas vidas particulares e nas suas relações sociais, concluindo
assim, com êxito os objetivos do projeto.


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