O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NAS REVISTAS SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL: processo ensino e aprendizagem

Autores

  • Josiane Cristina Dourado Passera UEMS-Paranaíba
  • Luana Aparecida Martins de Souza UEMS/PIBIC
  • Doracina Aparecida de Castro Araujo UEMS

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação Especial, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Publicações.  

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem instigado pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento a se aprofundar no tema, dentre elas as áreas de Educação e de Psicologia. Tal fenômeno ocorreu principalmente após a “inclusão” dos alunos com TEA nas escolas comuns, com direitos garantidos por serem considerados alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE). Esse fenômeno instigou os pesquisadores e estudantes da linha de pesquisa Educação Especial do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação (CEPEED). Com o objetivo de contribuir para o avanço desses estudos é que foram mapeados os relatos de pesquisa da Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE) e os artigos da Revista de Educação Especial (REE), para verificar os avanços obtidos no processo ensino e aprendizagem pelos alunos com TEA. A abordagem definida foi a Qualitativa, com levantamento bibliográfico em livros e em artigos de periódicos, culminando na análise das publicações que discutiram esta temática no período de 2005 a 2016 nas revistas RBEE e REE, a partir dos teóricos e estudiosos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, como Vigotski (1997, 2004), Duarte (2001), Martins (2011, 2015), Saviani (2007, 2008, 2012). Constatou-se que das 430 publicações da revista RBEE, 308 eram relatos de pesquisas, dos quais 15 discutiram sobre TEA e desses, 13 fizeram a discussão sobre processo ensino e aprendizagem. Dos 405 artigos da REE, 17 discutiram sobre TEA e desses, 07 fizeram a discussão sobre processo ensino e aprendizagem. Verificou-se que a RBEE teve maior publicação sobre o eixo de discussão ensino e aprendizagem. Conclui-se que os alunos com TEA têm habilidades que precisam ser estimuladas e quando o trabalho didático-pedagógico é bem realizado, eles atingem suas potencialidades.

Downloads

Publicado

2018-04-11

Como Citar

Passera, J. C. D., Souza, L. A. M. de, & Araujo, D. A. de C. (2018). O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NAS REVISTAS SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL: processo ensino e aprendizagem. ANAIS DO SCIENCULT, 7(1), 225–248. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/4651

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>