A AFIRMAÇÃO HISTÓRICA DOS DIREITOS HUMANOS

Autores

  • Amanda de Oliveira Silva UEMS
  • Alessandro Martins Prado UEMS

Resumo

A evolução dos Direitos Humanos no suporte a toda história está intimamente relacionado com todos os seres humanos. De modo que todos, perante as desigualdades existentes entre os povos, há o reconhecimento universal, de que nenhum indivíduo, seja pela classe social, grupo religioso, etnia, pode firmar-se superior aos demais. A dignidade humana ao longo de toda história foi indagada através da religião, da filosofia e da ciência, porém foi no período axial (entre os séculos VIII e II a.C.) que o ser humano passou a ser considerado com igualdade, pois é dotado de liberdade e razão, sem, portanto, estarem em evidência as suas múltiplas diferenças. Contudo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, demorou mais de 25 séculos até se tomasse a consciência de que todos os indivíduos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Portanto, há de concluir que a história da evolução dos Direitos Humanos foi um vasto caminho liderado pela mitologia, religião e ciência. Ao qual surgiram documentos com textos normativos que declaram os direitos humanos e criam garantias específicas para tutelar tal direito. E assim, criaram a partir de grandes acontecimentos históricos o conjunto de proteção aos direitos humanos, mormente, ao indivíduo, e que pode ser chamado de em um novo tempo histórico, qual seja a era da cidadania mundial.

 

Palavras-chave: direitos. Desigualdades. Indivíduo. Dignidade. humanos.

 

Biografia do Autor

Amanda de Oliveira Silva, UEMS

Discente do Curso de Direito da UEMS, UUPBA.

Alessandro Martins Prado, UEMS

Docente do curso de Direito da UEMS, UUPBA. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direitos Humanos. Mestre em Direito. Líder dos Grupos de Pesquisa CNPq: "Direitos Humanos no Estado Democrático de Direito, interdisciplinaridade e efetivação possível" e "Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável".

Downloads

Publicado

2013-12-16

Como Citar

Silva, A. de O., & Prado, A. M. (2013). A AFIRMAÇÃO HISTÓRICA DOS DIREITOS HUMANOS. ANAIS DO SCIENCULT, 6(1), 6–21. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3273