SER FEMINISTA EM DOURADOS-MS: SENTIDOS QUE CIRCULAM NAS PRÁTICAS DISCURSIVAS

Autores

  • Luan Fernando Schwinn Santos UFGD
  • Jacy Corrêa Curado UFGD

Palavras-chave:

Feminismo, Mulheres, Construcionismo Social, Psicologia Comunitária.

Resumo

Este artigo se insere no âmbito da pesquisa “Os Sentidos de 'Comunidade' e as Metodologias de Trabalho Social” do curso de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados, realizada no período de agosto de 2014 a julho de 2015, período o qual estávamos inseridos no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Cientifica (PIVIC).  A pesquisa se alinha aos estudos da Psicologia Social Comunitária que pressupõe que toda psicologia não é una e singular, mas produzem e são produzidas por distintas práticas discursivas.  O artigo busca compreender os sentidos de “feminismos” atribuídos por mulheres que se consideram feministas da Região da Grande Dourados, além dos sentidos presentes em documentos públicos, literatura feminista e nos meios de comunicação virtuais, como o facebook. Para tal feito utilizamos como ferramenta de pesquisa a “Oficina de Sentidos” em que se problematizaram os sentidos de pertencimento a essa comunidade, assim como as estratégias de enfrentamento aos seus preconceitos e discriminações por meio das vivências das participantes relatadas na oficina. Por meio da pesquisa poderemos entender que o feminismo para essas mulheres tem o poder de libertação, porém essa libertação se dá por um processo bastante doloroso. Perceberemos ainda uma forte presença do discurso antifeminista e a polissemia de sentidos do feminismo. Os dados e bibliografias levantadas nesse artigo poderão servir como um ponto de partida para o fomento de pesquisas direcionadas à essa problemática, e também na construção de metodologias de intervenção dentro do campo da  Psicologia Social  Comunitária. Logo, esperamos que esse texto possa contribuir com a construção de espaços geradores de maior autonomia, solidariedade e transformação social em nossa sociedade, particularmente das relações desiguais de gênero.

Biografia do Autor

Luan Fernando Schwinn Santos, UFGD

Graduando em Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados.

Jacy Corrêa Curado, UFGD

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), professora adjunta do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

2016-07-23

Como Citar

Santos, L. F. S., & Curado, J. C. (2016). SER FEMINISTA EM DOURADOS-MS: SENTIDOS QUE CIRCULAM NAS PRÁTICAS DISCURSIVAS. ANAIS DO SCIENCULT, 6(1), 337–354. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3113