EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: SUA EVOLUÇÃO E SUA RELEVÂNCIA NOS DIAS ATUAIS

Autores

  • Diego Fernandes Beserra de Brito
  • Rilker Dutra de Oliveira
  • Denise Corrêa da Costa Machado Bezerra

Palavras-chave:

Educação a Distância.Interação tecnológica. Desenvolvimento. Ensino-aprendizagem.

Resumo

A Educação a Distância, comumente conhecida pela sigla EaD, é uma modalidade de ensino na qual alunos e professores não se encontram no mesmo espaço físico, adotando o uso, principalmente, das tecnologias para efetivar e aprimorar a comunicação e troca de informações. Este artigo tem como objetivo demonstrar os primeiros traços de existência e a evolução histórica da Educação a Distância no Brasil até os seus dias atuais, bem como apontar os principais marcos históricos que consolidaram a EaD como uma das mais procuradas e utilizáveis forma de educação, não só neste País como no mundo. A que se ressaltar, ainda, a importância da educação a distância como um significante instrumento que promove a educação para os mais diversos indivíduos, de variados grupos sociais e, também, a facilita a interação entre aluno/professor/ensino, favorecendo cada vez mais o aprendizado destes. Tal metodologia, apesar de não ser tão recente assim, vem sendo cada vez mais utilizada na Educação Básica, cursos profissionalizantes e no Ensino Superior, onde, este último, se faz presente em determinadas Universidades, algumas delas bem conceituadas, que ministram cursos de graduação por meio da EaD e suas tecnologias. A modalidade de ensino a Distância é um processo de ensino-aprendizagem que busca oportunizar ao aluno um aprendizado independente, permitindo uma eficaz combinação de estudo e trabalho, garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente, seja ele profissional, cultural e familiar. Nesse sentido, esta nova proposta de educação transforma o discente em um sujeito ativo em sua formação, fazendo com que o processo de aprendizagem se desenvolva de maneira mais adequada, conforme a disponibilidade do interessado, que, por sua vez, acaba por alcançar uma conceituação entre teoria e prática, em contato direto com a atividade profissional que se deseja exercer e aperfeiçoar. A pesquisa é bibliográfica, documental e virtual, tendo como fundamento a doutrina e jurisprudência sobre o tema.

 

Biografia do Autor

Diego Fernandes Beserra de Brito

Pós-graduando em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS. Pós-graduando em Direito Processual Civil, Processual Penal e Processual Trabalhista pelas Faculdades Integradas de Paranaíba – FIPAR. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS. Advogado atuante com experiência em Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Previdenciário e Direito Penal em Paranaíba/Mato Grosso do Sul.

Rilker Dutra de Oliveira

Mestre em Teoria do Direito e do Estado pela Fundação de Ensino Eurípedes de Marília – UNIVEM. Especialista em Direito Civil e Direito Processual Civil pela UNAES. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS. Advogada atuante com experiência em Direito do Trabalho, Direito Civil e Direito Previdenciário em Paranaíba/Mato Grosso do Sul. Atualmente é professora convocada da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Denise Corrêa da Costa Machado Bezerra

Mestre em Teoria do Direito e do Estado pela Fundação de Ensino Eurípedes de Marília – UNIVEM-. Especialista em Direito Público pelas Faculdades Integradas de Paranaíba- FIPAR. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS. Advogada atuante desde 2004, com experiência em Direito do Trabalho, Direito Civil e Direito Previdenciário em Paranaíba/Mato Grosso do Sul. Tutora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos na modalidade a distância, pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).Professora convocada pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul de 2007 até 2013, e atualmente de agosto de 2015 até dezembro de 2015. Juíza Leiga designada em abril de 2011 até abril de 2012 pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Secretária Geral da Diretoria da 6.ª Subseção da OAB/MS de Paranaíba-MS, em exercício.

Downloads

Publicado

2016-07-23

Como Citar

Brito, D. F. B. de, Oliveira, R. D. de, & Bezerra, D. C. da C. M. (2016). EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: SUA EVOLUÇÃO E SUA RELEVÂNCIA NOS DIAS ATUAIS. ANAIS DO SCIENCULT, 6(1), 277–291. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3109