REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LITERATURA

Autores

  • Camila Gonçalves da Costa
  • Tânia Regina Zimmermann UEMS

Palavras-chave:

Literatura, Ensino de Literatura, Leitura.

Resumo

Tendo em vista a real importância da disciplina Literatura no currículo escolar, este trabalho objetiva ressaltar os sentidos que a norteiam e que devem ser levados em consideração dentro da sua abordagem de ensino. Uma vez que a literatura tem papel de formar personalidades, pois possui um processo criativo, que por meio de seus sentidos, tem a capacidade de tornar os seus leitores pessoas capazes e sensíveis. Portanto, a literatura é um instrumento que faz o irreal se tornar real tornando algo da imaginação uma realidade capaz de transformar vidas, habilitando-as plenamente para uma leitura mais abrangente do mundo. Para tal propósito, optou-se em resgatar brevemente o percurso histórico da literatura, a institucionalização de seu ensino e dos modelos de herança cultural perpassado na literatura brasileira. Na análise foram primordiais o estudo do papel da literatura e da leitura na sociedade, no qual se procurou esclarecer alguns pontos que podem contribuir ou não para o modo como a disciplina tem sido concebida pelos alunos do ensino médio e professores. Dessa maneira, propomos trabalhar com autores, bem como pesquisadores que também se dedicaram aos estudos de tal temática, tais como: Chartier (1988), Magnani (1989), Candido (1995), Coutinho (2005), Zilberman e Silva (2008), Barbosa (2010), Lois (2010), Santos (2010), Silva (2010) e Neves (2013). A metodologia deste trabalho enquadra-se como uma pesquisa qualitativa no campo da História da Educação, por caracterizar-se de uma extração da dissertação ainda em fase de execução da autora deste trabalho. Sendo assim, os dados a serem apresentados serão exclusivamente teóricos, uma vez que a pesquisa dessa dissertação ainda não foi executada. 

Biografia do Autor

Camila Gonçalves da Costa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Professora efetiva da rede publica de ensino de Mato Grosso do Sul e docente da Faculdade de Educação de Costa Rica (FECRA).

Tânia Regina Zimmermann, UEMS

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul no curso de História e no Mestrado em Educação e Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos.

Downloads

Publicado

2016-07-23

Como Citar

Costa, C. G. da, & Zimmermann, T. R. (2016). REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LITERATURA. ANAIS DO SCIENCULT, 6(1), 235–246. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3106