A INDISCIPLINA E A VIOLÊNCIA: A REDUÇÃO A PARTIR DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

Autores

  • Nelson Vieira Torres
  • Elson Luís de Araújo

Palavras-chave:

Educação Física. Disciplina. Indisciplina. Violência escolar.

Resumo

Este texto apresenta os resultados da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e no âmbito do Observatório da Educação (OBEDUC) e buscou analisar o papel da disciplina de Educação Física como uma das alternativas para desenvolver a autonomia do aluno, a cooperação, o respeito às regras, à ética e à solidariedade, sobrepondo às situações de conflitos e violência em meio escolar. Na pesquisa de cunho qualitativa utilizamos entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados. Participaram estudantes e professores de Educação Física dos 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual. Os dados possibilitaram identificar e compreender os aspectos que envolvem a indisciplina e violência; os tipos de violência no espaço escolar; a relação interpessoal entre o professor de Educação Física e alunos em comparação com o relacionamento dos professores de outras disciplinas e alunos no enfrentamento das questões relativas à indisciplina e à violência em meio escolar. A pesquisa possibilitou compreender as possibilidades da disciplina de Educação Física atuar no desenvolvimento das ações educativas facilitadoras da melhoria das relações interpessoais, favorecendo as mudanças de comportamento no sentido de coibir todo ato considerado indisciplinado e violento no meio escolar. 

Biografia do Autor

Nelson Vieira Torres

Mestre em Educação pela UEMS, Professor de Educação Física na Rede Pública de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul, Bolsista CAPES no âmbito do Observatório da Educação (OBEDUC).

Elson Luís de Araújo

Doutor em Educação pela UNICAMP, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Paranaíba. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisa e Práxis Educacional (GEPPE), Coordenador Institucional do Observatório da Educação/CAPES (OBEDUC).

 

Downloads

Publicado

2016-07-23

Como Citar

Torres, N. V., & Araújo, E. L. de. (2016). A INDISCIPLINA E A VIOLÊNCIA: A REDUÇÃO A PARTIR DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA. ANAIS DO SCIENCULT, 6(1), 181–190. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3102