O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS NAS CRIANÇAS: o papel do ensino na Teoria Histórico-Cultural

Autores

  • Jimmy Pierre
  • Maria Silvia Rosa Santana

Palavras-chave:

Desenvolvimento psíquico, Processo de ensino e aprendizagem, Mediação, Teoria Histórico-Cultural.

Resumo

Existem diversas tendências educacionais que discutem o conceito de ensino, algumas partem do pressuposto da independência entre o processo de aprendizagem e o desenvolvimento; para outras, desenvolvimento é aprendizagem, ou seja, não existe diferença entre os dois conceitos em questão; uma terceira concepção refere-se a uma coexistência entre ambos. Partindo dessas divergências, nos sentimos incentivados a escrever o presente artigo, baseando-nos na teoria histórico-cultural, sobretudo em Vygotsky (1995, 2006), esclarecendo que a aprendizagem embora não seja, em si, desenvolvimento, mas pode promover o desenvolvimento mental, por meio de uma organização correta. Partindo dessa mesma ideia, pretendemos, por meio de uma pesquisa teórica baseada no enfoque histórico-cultural, explicar também o desenvolvimento das funções psíquicas das crianças na idade escolar, baseando nossa compreensão em outros autores que fizeram importantes abordagens em relação a este tema. Considerando o conceito de atividade de Leontiev (1978), por ser o elemento fundamental para o desenvolvimento psíquico, compreendemos também que este processo vem sendo possível por meio da socialização do trabalho. Destacamos a importância da linguagem como elemento mediador para o desenvolvimento das funções psíquicas, ao cumprir uma dupla função, nas quais estabelece a comunicação entre a criança e as pessoas que a rodeiam, para logo se converter num fornecedor de instrumentos fundamentais para o pensamento da criança. Todas essas questões nos levam a discutir o papel do ensino no processo de desenvolvimento das funções psíquicas das crianças, defendendo a relevância da conscientização dos adultos, especialmente os professores, sobre a necessidade da organização da prática educativa a fim de promover o desenvolvimento das funções psíquicas de forma cada vez mais plena e humanizadora.

Biografia do Autor

Jimmy Pierre

Graduação em Educação Física pela Escuela Internacional de Educación Física y Deporte, Havana/Cuba; mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS/Paranaíba. Bolsista da OEA, FUNFECT. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional (GEPPE – UEMS), Linha de Pesquisa “Teorias e Práticas Pedagógicas”

Downloads

Publicado

2016-07-23

Como Citar

Pierre, J., & Santana, M. S. R. (2016). O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSÍQUICAS NAS CRIANÇAS: o papel do ensino na Teoria Histórico-Cultural. ANAIS DO SCIENCULT, 6(1), 123–136. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3098