A PROPOSTA DE INCLUSÃO ESCOLAR E A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Maria Amélia Alves Mendes de Souza

Palavras-chave:

Educação Especial. Inclusão Escolar. Políticas Educacionais. Organismos multilaterais.

Resumo

Este artigo, que é parte da dissertação de mestrado intitulada "Trajetórias e percursos escolares de alunos com deficiência intelectual", tem como objetivo realizar uma análise das políticas de educação especial no Brasil, principalmente a partir dos anos de 1990, quando se intensifica o movimento pela inclusão escolar. O texto traz uma reflexão sobre as políticas de inclusão escolar e a influência dos organismos multilaterais nessas políticas. Mostra o papel das instituições especializadas que foram criadas no país  partir dos anos de 1950 para atender à alunos com deficiência e que, mesmo diante das políticas de inclusão na escola comum, ainda se mantém e fazem parte do "sistema educacional inclusivo", firmando parcerias com o poder público no país. O texto evidencia que a implementação das políticas pertinentes a Educação Especial encontra-se articulada aos ideários, concepções e necessidades históricas específicas da sociedade em determinado período. As iniciativas nacionais de implementação das políticas para a Educação Especial até a década de 1980 delinearam-se em um cenário marcado pela desarticulação de medidas, o que dificultou a escolarização das pessoas com deficiência. Em meados da década de 1990, no Brasil, começam as discussões em torno do novo modelo de atendimento escolar denominado inclusão escolar. A efetivação desse novo paradigma tem gerado muitas controvérsias e discussões que são discutidas neste texto.

Biografia do Autor

Maria Amélia Alves Mendes de Souza

Mestre em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Professora da Rede Pública Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

2016-07-23

Como Citar

de Souza, M. A. A. M. (2016). A PROPOSTA DE INCLUSÃO ESCOLAR E A INFLUÊNCIA DOS ORGANISMOS MULTILATERAIS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. ANAIS DO SCIENCULT, 6(1), 91–106. Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/view/3096