PRESSUPOSTOS E IMPLICAÇÕES DO(S) PROCESSO(S) DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO À LUZ DA LUDICIDADE

Autores

  • Eliane Freitas Artigas Saraiva UEMS
  • Patrícia Alves Carvalho UEMS

Resumo

Este trabalho é um Projeto de Pesquisa que apresenta como universo de estudo, professores alfabetizadores da Escola Municipal Erso Gomes, localizada no município de Aquidauana – MS, e surgiu de algumas inquietações a partir de experiências vividas como professora, com turmas em processo de alfabetização. Assim, esse estudo surgiu a partir da seguinte pergunta norteadora: De que maneira se efetiva a prática do professor alfabetizador à luz da ludicidade? O objetivo desse estudo é analisar a influência dos recursos didáticos utilizados na prática pedagógica do professor alfabetizador na perspectiva da alfabetização e letramento, refletindo a relação entre teoria e prática, reconhecendo, valorizando e resgatando o sentimento de infância por meio da ludicidade. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, cujos procedimentos metodológicos incluem: levantamento da bibliografia sobre o tema, elaboração e busca pelas autorizações e termos para a realização da pesquisa, utilização de instrumentos como entrevista semiestruturada aos sujeitos – professores  alfabetizadores das séries iniciais do ensino fundamental – 1º e 2º ano , para posterior análise das informações e a partir dos estudos, leituras e resultados, apresentar uma proposta de intervenção frente aos dados obtidos. Como suporte teórico, trabalharemos com a fenomenologia com os estudos de Merleau-Ponty (2004). Emília Ferreiro (2000) e Magda Soares (2003) nos auxiliarão na compreensão sobre letramento e alfabetização, e Piaget (2010) será nosso suporte para a compreensão sobre a infância e as necessidades da criança para sua aprendizagem a partir da linguagem lúdica. Pretendemos com esse estudo, evidenciar as ações realizadas por professores alfabetizadores a partir das linguagens lúdicas para a criança, e pensar a partir dessas práticas e da reflexão sobre os desafios encontrados, outras e mais ações que possam cada vez mais subsidiar a ação pedagógica do professor alfabetizador.

 

Palavras-chave: Alfabetização e Letramento. Prática Pedagógica. Ludicidade.

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Publicado

2018-06-05

Como Citar

Saraiva, E. F. A., & Carvalho, P. A. (2018). PRESSUPOSTOS E IMPLICAÇÕES DO(S) PROCESSO(S) DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO À LUZ DA LUDICIDADE. JORNADA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E LINGUAGEM ENCONTRO DO PROFEDUC E PROFLETRAS JORNADA DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, 1(1). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/jornadaeducacao/article/view/4971