A ATIVIDADE DE EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA E LÚDICA – AEIL E SUA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA

Autores

  • Daiane Calixto Matias UEMS
  • Noé de Oliveira UEMS

Resumo

O objetivo da pesquisa foi o da aplicação de um novo método de atividade de experimentação, a “Atividade de Experimentação Investigativa e Lúdica - AEIL” e a sua utilização em sala de aula na escola pública de ensino médio. O trabalho foi realizado em duas escolas da rede pública estadual de ensino médio, na cidade de Dourados-MS, iniciada com o levantamento e a análise da bibliografia específica com o intuito de conhecerem-se as idéias sobre o processo de ensino e de aprendizagem e da inserção de atividades de experimentação, neste contexto, sendo a realidade das escolas parte deste estudo. A proposta foi a de validar a AEIL como um novo método que propicie a construção -pelos alunos- dos conceitos científicos que envolvem os fenômenos observados nessas atividades. Durante as atividades foram construídos e utilizados simuladores de material de laboratório, bem como o uso de reagentes alternativos, o que permitiu fazer algumas relações do cotidiano do aluno e essas atividades. Os resultados encontrados, após a análise das filmagens, fotos e anotações em diário de campo, permitem apresentar a AEIL como um novo recurso didático na melhoria da formulação e do entendimento dos conceitos químicos, de forma significativa, relacionados aos fenômenos observados, pelos alunos, em atividades de experimentação e, o mais importante, a sua realização em sala de aula sem a necessidade de material técnico de laboratório, muitas vezes inexistentes nas escolas da rede pública de ensino.

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Publicado

2015-10-21

Como Citar

Matias, D. C., & Oliveira, N. de. (2015). A ATIVIDADE DE EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA E LÚDICA – AEIL E SUA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA. ANAIS DO ENIC, 1(3). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/enic/article/view/1387

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA