A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE EARTH COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL HÉRCULES MAYMONE

Leonardo Nunes Conter Cardoso, Renata Cristina da Silva Rosa Pires de Souza, Walter Guedes da Silva

Resumo


O ensino de geografia está em constante transformação e discussão, o diálogo com outras disciplinas, visando atingir uma compreensão maior da realidade, é uma das propostas desta ciência, mas não podemos nos atentar somente ao interdisciplinar, sendo necessário constantemente que o professor busque maneiras de exemplificar e desmistificar seus conteúdos, muitas vezes tão distantes da realidade escolar do aluno. Por isso, esta pesquisa visa debater a possibilidade e as formas de utilizar o software Google Earth, um software que trás uma representação tridimensional e interativa do planeta terra,sendo possível observar diversos pontos do planeta em diferentes escalas. Apropostade aplicação é utilizá-lo em sala de aula a fim de tornar os conteúdos mais próximos e interativos, como ferramenta de ensino da disciplina de Geografia. Esta vem sendo desenvolvida na Escola Estadual Hércules Maymone, em Campo Grande- MS com uma turma do 2° ano do ensino médio. A pesquisa bibliográfica passa primeiramente pelos parâmetros curriculares nacionais (PCN), alem de diálogos com autores da área de pedagogia, geografia, tecnologia e educação. A pesquisa segue em desenvolvimento até o ultimo bimestre de 2017, onde serão levantados dados como a satisfação dos alunos com o método, a familiaridade deles com a ferramenta e se os professores do colégio fazem uso do software. Por hora, notou-se que os PCN e as literaturas consultadas incentivam (apesar de apresentarem poucas ou nenhuma proposta) o uso de softwares e aplicativos em sala de aula, contudo, deve-se estar atento a questão estrutural da escola em que tais ferramentas (no caso o Google Earth) seriam utilizadas, pois nem todas as escolas tem sala de informática com computadores que funcionem, acesso a internet ou salas dedicas ao uso de tecnologias multimídia, sendo necessário que o professor adéqüe seu planejamento a realidade local.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.