A EVOLUÇÃO DOS CELULARES NO ENSINO DE QUÍMICA

Juliana Ferraz, Sarah Dyanne de Souza Ancina, Margareth Batistote, Maria Bruna de Souza

Resumo


Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, onde os aparelhos eletrônicos estão muito presentes em nosso cotidiano, sendo na forma de televisores, celulares, computadores, entre outros. Nas últimas décadas houve um grande avanço na tecnologia, sendo possível saber quase que instantaneamente, o que se passa em qualquer lugar do mundo. Os telefones móveis possuem grande responsabilidade nessa facilidade, sendo que a maior parte das pessoas possui ao menos um celular. O presente estudo possui objetivo apresentar o histórico e as ferramentas mais importantes dos aparelhos celulares, bem como o rancking dos aparelhos mais vendidos e o custo dos mesmos para os alunos do ensino médio da Escola Estadual Menodora Fialho Filho. Durante o desenvolvimento da ação de ensino foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema proposto para a elaboração de um banner a ser utilizado como material didático e um questionário com questões objetivas a cerca do tema proposto o qual foi aplicado antes e após a explanação do tema, o qual foi utilizado o banner como material didático. A ação de ensino desenvolvida no Curso de Licenciatura em química voltada a realidade escolar nos permitiu aplicar os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula e nos possibilitou a desenvolver habilidades profissionais que nos enriquece e aprimora na formação profissional bem como aperfeiçoar metodologias de ensino. Através da aplicação do questionário podemos observar que a metodologia aplicada através explicação utilizando um banner mostrou ser uma eficiente ferramenta de ensino em relação a evolução dos celulares, uma vez que aproximadamente 90% afirmaram ter entendido as etapas de evolução dos celulares. Atividade de ensino voltada para o ambiente escolar faz com que o acadêmico seja capaz de interagir com os alunos e ter a oportunidade de conhecer o seu futuro ambiente de trabalho, bem como aperfeiçoar suas metodologias de ensino. Projeto de ensino em química relacionado aos temas transversais e aplicado no ensino promove a participação e a integração e o aprimoramento do acadêmico no cotidiano escolar. Atividades de ensino devem transpassar o meio acadêmico e ter uma ação voltada de forma direta e aplicada a realidade escolar, de forma que possa priorizar e oportunizar a troca de conhecimento uma vez que o meio universitário e o escolar fazem parte do aprimoramento da educação em relação ao ensino de química.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.