REDESCOBRINDO A LEITURA ATRAVÉS DE DIFERENTES PERSPECTIVAS

Gislaine Gamarra Ajala Félix, Silvana Rosa, Driélly Armôa, Roseli Peixoto Grubert

Resumo


O presente projeto ”Redescobrindo a leitura através de diferentes perspectivas” está sendo desenvolvido na Escola Estadual Coronel Juvêncio, com a turma do 1ºano do ensino médio com estudantes com a faixa etária de 15 a 17 envolvendo a parceria de bolsistas do Pibid Gislaine Gamarra Ajala Félix e Silvana Rosa sob a supervisão da professora Driélly Armôa, e tem por objetivo colaborar no desenvolvimento do hábito de leitura, bem como auxiliar na formação e no desenvolvimento intelectual dos estudantes. Visando à maior concentração, interpretação e produção textual, serão lidas obras clássicas e contemporâneas, crônicas e contos entre outras obras. Contos e poesias de Clarice Lispector servirão de base para um concurso que será realizado entre alunos, quando estes farão leituras críticas, declamações e exposições de releituras com a finalidade de participar da Flib – Feira Literária de Bonito, que acontecerá em novembro. Buscamos, dessa forma, oportunizar espaço para que os alunos possam interagir com o livro de maneira prazerosa, enriquecendo seu vocabulário e criando uma cultura do olhar crítico, ampliando sua visão de mundo. O projeto em desenvolvimento foi iniciado em maio, com finalização prevista para dezembro, com propostas de atividades dinâmicas utilizando materiais didáticos, que contribuam para a sua formação crítica pelo entendimento das problemáticas da sociedade envolvendo temas que façam uma ligação com a realidade vivida pelos estudantes. A leitura torna-se essencial, pois transforma o indivíduo para que ele possa transformar sua realidade. O projeto de redescobrir a leitura está buscando formar cidadãos que possam contribuir de forma positiva para uma sociedade melhor, através dos conteúdos apresentados, e através de cada tema escolhido pensando no perfil do estudante e no meio social em que ele está inserido, assim buscando atender a todos da melhor forma possível.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.