A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE GEOGRAFIA

Rodrigo Rocha da Silva, Vanja Campos Borges, Nilton dos Santos Zanuncio, Roberto Ortiz Paixão, Walter Guedes da Silva

Resumo


As questões que nortearam essa pesquisa envolveram aspectos relacionados à formação inicial e ao inicio da carreira docente, pois, a partir do levantamento dos dados obtidos durante o processo de investigação, evidenciou-se que por meio do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de iniciação a Docência) ocorre um vínculo entre a universidade e a escola, que auxilia na permanência e adesão dos acadêmicos, depois de formados a prosseguirem na profissão. A presente pesquisa foi realizada com egressos e acadêmicos do curso de geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que participaram e participam do PIBID, tendo como objetivo compreender a importância de participar de tal programa, bem como as possibilidades que esse oferece para a inserção dos egressos no mercado de trabalho e o que motiva um acadêmico a buscar por um programa de iniciação a docência. Para levantamento dos dados foi realizado um questionário semi-estruturado com perguntas objetivas e dissertativas, para levantar o perfil dos sujeitos. Por meio da pesquisa evidenciou-se que o PIBID, oferece uma vivência do chão da escola, não apenas com a rotina de sala de aula, mas tudo que acontece atrás dos muros da escola, desde a burocracia, o plano de aula a falta de determinados matérias para ministrar as aulas até as formações ofertadas nas escolas pelas secretarias de educação, o programa que proporcionam um contato maior com a realidade da profissão e possibilita a articulação entre a teoria e a prática, também tem amenizado o choque de realidade enfrentado pelos iniciantes na docência evitando a grande evasão da profissão docente que permeia o cenário educacional brasileiro. Por tanto, torna-se evidente a necessidade da continuidade do Programa institucional de bolsa de iniciação a docência PIBID, e a formação de novos programas que abranja uma parcela maior dos acadêmicos, possibilitando a todos as experiências que o mesmo oferece, uma vez que este vai além dos estágios que o curso de geografia oferece.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.