A LEITURA ATRAVÉS DOS CONTINENTES

Leide Ketlyn Ribeiro Jara, Daniela Viegas Peixoto

Resumo


O objetivo deste pôster é apresentar os resultados do Projeto “A leitura através dos continentes”, desenvolvido no âmbito do PIBID Interdisciplinar Letras e Geografia/UEMS/Jardim. Tendo em vista a deficiência na área da leitura em algumas turmas do Ensino Fundamental, desenvolvemos este trabalho com intuito de incentivar a leitura e a escrita através do ensino de Geografia e Língua Portuguesa. Este estudo foi aplicado com as turmas do 8º e 9º anos. Trabalhamos a metodologia com leituras sobre os conteúdos da geografia abordada nesses respectivos anos. Após essas leituras desenvolveram-se produções textuais, leituras compartilhadas, poesias sobre os continentes, roda de leitura com contos pré-selecionados e, por fim, confeccionamos diários de leituras que possibilitaram aos alunos um contato mais amplo com o exercício da escrita.Levando em consideração essa união entre as disciplinas Letras e Geografia, a qual gosto de tratar como uma relação transdisciplinar, ou seja, segundo a proposta de Alastair Pennycook, não existem limitações ou barreiras que impeçam a veiculação das informações entre as disciplinas, podemos identificar um avanço intelectual nos estudantes que fazem parte do projeto. Além da aproximação dos alunos a textos de diferentes tipos de continentes, textos estes que demonstram características importantes e especificas que marcaram a história de cada região, o projeto também conta com releituras dessas obras através de teatros e músicas que os próprios alunos estão aprendendo a desenvolver.O intuito do projeto, além de causar essa aproximação à leitura, é de desde o ensino fundamental formar mentes independentes, capazes de chegar à conclusões por si mesmo e elaborar textos como poemas e contos, textos estes que já revelam um avanço do projeto, concluindo que mesmo com tão pouco tempo de experiência deste projeto transdisciplinar é possível colher grandes frutos de pequenas árvores que estão em pleno desenvolvimento, as quais temos por obrigação de cuidar, nutrir, eliminando e desconstruindo conclusões erradas, que muitas vezes são colocadas pela sociedade, para construir um cidadão pensador, capaz de formar outras mentes.


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