“O CONTO DAS RAIMUNDAS”: POR UMA CULTURA DE RESPEITO ÀS MULHERES NO ÂMBITO ESCOLAR

Ane Daniela Medeiros Morais, Aline Morales Moreti, Neide Araujo Castilho Teno

Resumo


Esta exposição está relacionada a um Projeto de ensino- PIBID de Língua Portuguesa que está sendo desenvolvido no ensino fundamental II, da Escola Estadual Floriano Viegas Machado . O PIBID é um programa institucional de bolsa de iniciação a docência que está vinculado a UEMS, com o objetivo de apoiar os discentes da área licenciatura em sua formação docente. A produção do projeto na escola justifica-se pela necessidade de incentivar os alunos a respeitar as mulheres dentro do âmbito escolar. Meditamos em torno de toda uma história de repressão, submissão e difamação da imagem da mulher na sociedade como um todo, sendo assim, não seria diferente quando até mesmo ganhando espaço no mercado de trabalho, a mulher sofra com tais problemas.Portanto, considera-se que na atualidade as mídias digitais influenciam muito os jovens e desvirtuam a imagem das mulheres. Através da musica, este trabalho analisará como as mulheres são representadas no estilo musical, funk, sertanejo, axé, entre outras modalidades. Os alunos terão contato inicialmente com a letra da musica “Raimunda” gravada pelo grupo musical “ Harmonia do Samba”, o vídeo do canal do site YouTube “Sociedade dos Poetas Livres” de Mariana Felix, e outras musicas que depreciam a imagem feminina que serão trazidas pelos alunos durante o projeto, fazendo assim, com que os tais alunos meditem nas musicas que escutam diariamente nas rádios, na televisão, e até em seus aparelhos eletrônicos, como a mulher está sendo representada dentro dessas canções. O público alvo do projeto são os alunos dos oitavos e nonos anos do período vespertino da escola citada acima. Para analise e elaboração do projeto utilizamos os autores: BAUER(2001), TEDESCHI(2008), entre outros que subsidiaram o estudo teórico. As primeiras analises demonstraram grande preocupação por parte dos alunos em discutir o tema e a necessidade de promover novas atividades, que serão desenvolvidas em conjunto com a professora regente de Língua Portuguesa, oportunizando assim a capacidade de interpretação e escrita de textos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.