NITRELA QUIZ

Leonardo Gomes dos Santos Reis, Maiara Viviane Oliveira dos Santos, Nilcéia Marins da Silva, Kathely Priscila Souza Trindade, André Molina Neto, Bruna Moreira

Resumo


As disciplinas que compõem as ciências da natureza são vistas por muitos alunos, como matérias de alta complexidade e desvinculadas do seu cotidiano, muitas das vezes ate ditas como chatas, entediantes de se aprender e isso tem tornado aos professores dessas áreas, a árdua missão de convencê-los do quão prazeroso e vantajoso é entender essas ciências. Visando proporcionar uma forma alternativa e dinâmica para que os alunos assimilem a nomenclatura dos compostos Nitrogenados, componente curricular do segundo bimestre do referencial curricular do estado de Mato Grosso do Sul, foi elaborado um jogo, para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Vinícius de Moraes. O preparo dessa atividade foi feita, após os acadêmicos acompanharem algumas aulas, onde o referido assunto foi abordado pela professora. Com isso foi possível criar um jogo que estimula e desenvolve a prática do discente em reconhecer e nomear de acordo com as regras estabelecidas pela IUPAC. Para aplicação do jogo, os alunos foram divididos em grupos de cinco pessoas, onde a cada grupo era feito uma pergunta referente a conteúdos já trabalhados em sala de aula. Dessa maneira, o grupo que respondesse primeiro e de forma correta a pergunta feita iniciaria o jogo, onde deveria escolher uma carta, sem que o conteúdo dessa lhe fosse apresentado, para tal escolha. Essa carta continha o nome de um composto e assim que o conteúdo da carta fosse revelado ao grupo, esse deveria rapidamente se dirigir ao quadro onde teriam o tempo de até 2 minutos para que escrevessem a fórmula estrutural do composto descrito. Após a aplicação do jogo em sala de aula concluiu-se uma certa dificuldade dos alunos com o conteúdo em questão, onde as suas maiores dificuldades foram distinguir cada grupo funcional uns dos outros, a posição em que se encontrava cada grupo funcional na formula estrutural, tudo isso pode-se ter acarretado pelo curto tempo que os alunos tiveram com a matéria, sendo que a não familiarização dos mesmo com o conteúdo possa ter sido um obstáculo durante a aplicação do jogo.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.