PIBID - RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Daniele Fabrine Alves Ferreira, Ângela Maria da Rocha Alonso, Marco Aparecido Queiroz Duarte

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar as experiências da acadêmica Daniele Fabrine Alves Ferreira no desenvolvimento de atividades do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência - PIBID - na Escola Estadual Rui Barbosa, no Município de Cassilândia -MS , nas turmas de sexto ao oitavo ano durante o ano de 2017, através do Subprojeto de Matemática. Tratam-se de atividade que visam favorecer o aprendizado dos alunos da escola participante do PIBID e também dar à acadêmica possibilidade de estar em contato com as atividades docentes desenvolvidas na escola. Nesse período, há a participação em atividades em sala de aula, em acompanhamento à professora de matemática, participação em reuniões pedagógicas e de pais e mestres, conselhos de classe e demais eventos pedagógicos da escola. Uma das principais atividades desenvolvidas é o reforço para os alunos dos anos citados. Nas aulas de reforço, os alunos são selecionados de acordo com o grau de dificuldade de cada um. Assim, a acadêmica, com a orientação dos coordenadores de área e da supervisora da escola, trabalha os conteúdos que esses alunos têm mais dificuldades, porém de forma diferenciada da aula normal da disciplina. Por meio de jogos e brincadeiras que possam ser atraentes para que os alunos possam se sentir a vontade para exporem suas dificuldades e assim saná-las. além das atividades acima citadas, a acadêmica trabalha em exposições do curso de Matemática promovidas pelos coordenadores e supervisores do PIBID. Nessas exposições, jogos e materiais do Laboratório de Ensino de Matemática, bem como outros jogos desenvolvidos por alunos do PIBID são apresentados em eventos que acontecem nas escolas de Cassilândia ou em cidades vizinhas. Estas exposições servem não só para mostrar o trabalho desenvolvido pelo PIBID como também para divulgação do Curso de Matemática de Cassilândia e outros cursos da UEMS, um vez que os alunos das escolas sempre fazem muitas indagações sobre a UEMS. Concluí-se assim que o trabalho desenvolvido até o momento pela acadêmica tem sido a contento, pois tem ajudado na melhoria do rendimento em matemática dos alunos da escola participante e também na sua formação como professora de Matemática, que é o principal objetivo do PIBID.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.