DESMISTIFICAÇÃO DE PARADIGMAS NO ÂMBITO ESCOLAR

Autores

  • Leticia Frei Martins
  • Rosangela Gomes dos Santos
  • Ana Jesus de Souza
  • Talita Ribeiro Lemos Ferreira
  • Elaine Carneiro da Silva
  • Maria do Ceu Mendes Vieira

Resumo

Ao considerar as diversidades sociais e culturais que cada estudante está inserido em seu contexto, torna-se necessário e de importância a discussão de assuntos problemáticos da sociedade, com o propósito de oferecer uma visão diferenciada, buscando minimizar as desigualdades e quebrar pré conceitos existentes na comunidade, através do desenvolvimento da crítica social e luta pela liberdade de expressão. O presente trabalho se encontra em desenvolvimento na Escola Estadual Viriato Bandeira, localizada no município de Coxim/MS - com os alunos do 1º, 2º e 3º ano durante o ano letivo. Contudo, o projeto busca desenvolver atividades ligadas aos Temas Transversais como forma de possibilitar uma compreensão da sociedade que acerca, conhecer as especificidades humanas e delimitar ações caracterizadas pela falta de respeito com o próximo, através de atividades que permite analisar o contexto sociocultural, proporcionar o pensamento crítico e motivar atitudes e pensamentos que beneficie o direito às escolhas e liberdade. A cada bimestre, três tópicos relacionados aos Temas Transversais são escolhidos para ser desenvolvidos em sala de aula das 4 turmas do Ensino Médio da instituição. Com isso, propostas são selecionadas de acordo com o objetivo de cada tópico. Tem como prioridade a diversidade de atividades, buscando compreender todos os aspectos e oferecer uma reflexão e conscientização do assunto, utilizando estratégias práticas educativas que provoquem questionamentos sobre os problemas sociais presentes em seu cotidiano, permitindo uma reconstrução de conceitos e comportamentos a partir da aquisição de novos conhecimentos diante de seu contexto histórico-social. Durante o primeiro semestre, foram trabalhados os tópicos de Drogas, Preconceitos e Bullying no 1º Bimestre e Gravidez na Adolescência, Métodos Contraceptivos e DST’s no 2º Bimestre. Dentre as atividades desenvolvidas, sucedeu atividades na Sala de Tecnologia, confecção de cartazes sobre Preconceitos e Métodos contraceptivos, discussão de filmes como Um Grito de Socorro e Ciberbullying, desenvolvimento e apresentação de peça teatral sobre Bullying, dinâmica sobre Gravidez na adolescência englobando uma conscientização sobre as consequências de uma gravidez indesejada e o risco de uma gravidez precoce. Ocorreu também produção de textos, palestras informativas ministradas por profissionais da área, mutirão de limpeza na escola, entre outras atividades. A avaliação dos estudantes ocorreu durante todo o processo de ensino de maneira individual e coletiva. Observou-se através de rodas de conversas realizadas após a discussão de cada tópico, o desempenho dos estudantes de cunho informativo com aprendizagem e ampliação de conhecimentos. Assim como de conduta, notou-se uma mudança de postura em relação a algumas atitudes corriqueiras com os colegas de caráter preconceituoso que podiam ser conotadas como Bullying.

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Publicado

2018-05-11

Como Citar

Martins, L. F., Santos, R. G. dos, Souza, A. J. de, Ferreira, T. R. L., Silva, E. C. da, & Vieira, M. do C. M. (2018). DESMISTIFICAÇÃO DE PARADIGMAS NO ÂMBITO ESCOLAR. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4836

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

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