DESMISTIFICAÇÃO DE PARADIGMAS NO ÂMBITO ESCOLAR

Leticia Frei Martins, Rosangela Gomes dos Santos, Ana Jesus de Souza, Talita Ribeiro Lemos Ferreira, Elaine Carneiro da Silva, Maria do Ceu Mendes Vieira

Resumo


Ao considerar as diversidades sociais e culturais que cada estudante está inserido em seu contexto, torna-se necessário e de importância a discussão de assuntos problemáticos da sociedade, com o propósito de oferecer uma visão diferenciada, buscando minimizar as desigualdades e quebrar pré conceitos existentes na comunidade, através do desenvolvimento da crítica social e luta pela liberdade de expressão. O presente trabalho se encontra em desenvolvimento na Escola Estadual Viriato Bandeira, localizada no município de Coxim/MS - com os alunos do 1º, 2º e 3º ano durante o ano letivo. Contudo, o projeto busca desenvolver atividades ligadas aos Temas Transversais como forma de possibilitar uma compreensão da sociedade que acerca, conhecer as especificidades humanas e delimitar ações caracterizadas pela falta de respeito com o próximo, através de atividades que permite analisar o contexto sociocultural, proporcionar o pensamento crítico e motivar atitudes e pensamentos que beneficie o direito às escolhas e liberdade. A cada bimestre, três tópicos relacionados aos Temas Transversais são escolhidos para ser desenvolvidos em sala de aula das 4 turmas do Ensino Médio da instituição. Com isso, propostas são selecionadas de acordo com o objetivo de cada tópico. Tem como prioridade a diversidade de atividades, buscando compreender todos os aspectos e oferecer uma reflexão e conscientização do assunto, utilizando estratégias práticas educativas que provoquem questionamentos sobre os problemas sociais presentes em seu cotidiano, permitindo uma reconstrução de conceitos e comportamentos a partir da aquisição de novos conhecimentos diante de seu contexto histórico-social. Durante o primeiro semestre, foram trabalhados os tópicos de Drogas, Preconceitos e Bullying no 1º Bimestre e Gravidez na Adolescência, Métodos Contraceptivos e DST’s no 2º Bimestre. Dentre as atividades desenvolvidas, sucedeu atividades na Sala de Tecnologia, confecção de cartazes sobre Preconceitos e Métodos contraceptivos, discussão de filmes como Um Grito de Socorro e Ciberbullying, desenvolvimento e apresentação de peça teatral sobre Bullying, dinâmica sobre Gravidez na adolescência englobando uma conscientização sobre as consequências de uma gravidez indesejada e o risco de uma gravidez precoce. Ocorreu também produção de textos, palestras informativas ministradas por profissionais da área, mutirão de limpeza na escola, entre outras atividades. A avaliação dos estudantes ocorreu durante todo o processo de ensino de maneira individual e coletiva. Observou-se através de rodas de conversas realizadas após a discussão de cada tópico, o desempenho dos estudantes de cunho informativo com aprendizagem e ampliação de conhecimentos. Assim como de conduta, notou-se uma mudança de postura em relação a algumas atitudes corriqueiras com os colegas de caráter preconceituoso que podiam ser conotadas como Bullying.


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