O USO DO POEMA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL DOS ESTUDANTES DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR CARLOS HENRIQUE SCHRADER

Kassiane Silva Lacerda, Izoraide Maria de Almeida, Marcia Vilalba Arevalos Marques, Airton Aredes, Léia Teixeira Lacerda

Resumo


O Brasil é um país formado por diferentes culturas e raças presente em nossas vivências sociais, porém essa diversidade gera conflitos que são herdados historicamente, perpetuando até hoje. Diante disso, vê-se a importância de descortinarmos esse tema, pois vivemos em uma sociedade onde o ideal deveria ser isento devido a miscigenação racial que aqui reside. Levando em consideração o local em que estamos inseridos, o âmbito escolar, acreditamos que este seria propício para a construção de relações sociais, onde a diversidade étnico-racial é um tema de suma relevância para suscitar debates com os educandos, proporcionando reflexões sobre o conhecimento adquirido por meio de suas relações familiares e sociais. Para tanto, esse conteúdo deve ser inserido no currículo escolar, assim contribuindo em sua formação. Com objetivo de tornar esse tema presente na vida dos educandos que observou-se a necessidade de desenvolver o presente trabalho, um projeto de leitura abordando a temática étnico-racial com alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental na Escola Estadual Professor Carlos Henrique Schrader com suporte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Interdisciplinar) por meio do Laboratório de Apoio à Ação Docente para a Educação das Relações Étnico-raciais e a Diversidade Sexual e de Gênero, Mato Grosso do Sul, Brasil. Tais ações contam com a participação das discentes do curso de Licenciatura em Geografia, vinculadas a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, sob as orientações da professora regente e coordenadores do Subprojeto. Com diversidades de atividades desenvolvidas com esses estudantes verificou-se resultados significativos que evidenciam uma maior participação de alguns estudantes em sala de aula, tendo em vista que por meio dessas leituras começaram a interpretar o significado dos versos, correlacionando à sua realidade e até mesmo a possibilitar um gosto maior pela escrita, pois eles foram instigados a produzirem o seu próprio poema voltado para essa temática, de acordo com algumas experiências vividas, sendo que alguns se identificaram com o tema por serem descendentes de etnias indígenas. Dessa maneira, essas atividades permitiram a eles por meio da escrita expressarem suas experiências e acessarem sua criatividade, porém isso não deve ficar somente em palavras, mas que ajude-os a desconstruir a crença que há sobre a superioridade racial e levá-los a valorizar a diversidade histórica e racial, ao ponto de proporcionar reflexões e mudanças em sua postura individual que posteriormente trará mudanças no social.


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