TEATRO ATOMISTICA

Raul Catsuraiama, André Molina Neto, Nilcéia Marins da Silva, Kathely Priscila Souza Trindade, Leonardo Gomes dos Santos Reis, Bruna Moreira

Resumo


Com a finalidade de despertar o interesse e mostrar a importância dos conceitos químicos presentes nos currículos escolares, os acadêmicos do PIBID, propuseram uma maneira alternativa para apresentar “a evolução dos modelos atômicos”, na Escola Estadual Vinicius de Moraes. Este projeto se destinou aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e a todos os anos do ensino médio. A peça foi escrita pelos acadêmicos com a intervenção da professora de Química, da escola, e ensaiada no contra turno, tendo como atores os alunos do ensino médio e um dos acadêmicos, ficando a cargo dos demais acadêmicos, no ato da apresentação, a organização dos bastidores. Para cada fase da evolução dos modelos atômicos, foram confeccionadas maquetes, em bolas de isopor, fios de arame e tinta pra tecido. Essa maquetes tinham como finalidade facilitar a compreensão do público, bem como auxíliar os atores nas apresentacoes no ato da peça. O enredo transcorria em uma sala de aula, onde havia um professor, um narrador e 10 alunos, representando as diferentes personalidades normalmente encontradas em uma sala de aula. Conforme as características particulares dos alunos, foram escolhidas músicas para que assim que esse terminassem sua fala, fizessem uma performance, dando ao teatro o aspecto lúdico necessário. Após alguns meses de ensaio e várias adaptações, sugeridas pelos próprios alunos, foram realizadas três apresentações, visto que o cenário do enredo, era uma sala de aula e não comportava muitos alunos ao mesmo tempo, para assistirem. Observou-se que a peça teatral é um excelente auxiliador do processo pedagógico, já que, ao mesmo tempo que explora a ludicidade e que proporciona a elevação da autoestima, ajuda na superação da timidez e aprimora habilidade de relacionar-se com o outro. Mostrando assim, que ensinar química, vai além do livro didático, quadro e pincel. Após observar os resultados dessas apresentações, surgiu nos acadêmicos e na professora o interesse em criar uma peça voltada para os alunos das séries iniciais.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.