AULAS DE REFORÇO NO ENSINO DE BIOLOGIA

Talita Ribeiro Lemos Ferreira, Bellini Jaqueline Alana, Rosangela Gomes dos Santos, Leticia Frei Martins, Ana Jesus de Souza, Olga Tomie Matsuno

Resumo


O processo de aprendizagem envolve métodos considerados muitas vezes cansativos e ultrapassados, não despertando a imaginação e o interesse sobre o conteúdo ministrado em sala de aula. Dessa forma tem-se a necessidade da inserção de novas metodologias que possam tornar o processo ensino/aprendizagem de fácil compreensão para o estudante. O recurso ao reforço escolar constitui uma estratégia desenvolvida pelas famílias para aumentar a competitividade dos seus filhos. Esse reforço tem vindo a ser estimulado um pouco por todo o mundo, por uma atmosfera de crescente competição e por uma crença forte no valor da educação para o progresso social e econômico. Este trabalho teve como objetivo proporcionar melhor compreensão dos conteúdos entre teoria e prática, sanar possíveis dúvidas, relembrar conteúdos já estudados, de forma contextualizada, melhorar o desempenho nas provas e preparar os estudantes para as avaliações externas, em especial os do 3º ano do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. O reforço foi realizado na Escola Estadual Viriato Bandeira com os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, do município de Coxim-MS, por meio de aulas expositivas e uso de recursos áudio visuais, da sala de tecnologia e sala de vídeo onde se realizou as atividades por meio de aplicativos do Google Drive; Documentos Google; Projetor Integrado com Lousa Digital (uso de slides, filmes e vídeo aulas). Os estudantes realizavam atividades discursivas e interpretativas de revisão do conteúdo, no qual haviam sido ministradas em sala de aula pela professora regente, e retomada de conteúdos já estudados. Todas as atividades do Projeto incluindo as práticas\experimentais, realizadas buscou-se esclarecer dúvidas, promover melhor compreensão sobre o tema estudado, contextualizando a realidade do estudante, permeando a relação entre teoria e prática no ensino de Biologia, a fim de preparar os estudantes para avaliações externas. O resultado deste trabalho desenvolvido no primeiro semestre de 2017 apresentou resultados expressivos e positivos, como visto na prova do SAE (Simulados e Avaliações Externas), ação desenvolvida pelo NTE (Núcleo de Tecnologias Educacionais) e CRE/04 (Conselho Regional Estadual). Onde por meio de Avaliação Regional do qual participaram 22 escolas da Rede Estadual de Ensino da Região Centro-Oeste, a Escola Estadual Viriato Bandeira obteve o primeiro lugar nessa avaliação, sendo que uma estudante do 3º ano – Bárbara Gomes Nardini.


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