AULAS DE REFORÇO NO ENSINO DE BIOLOGIA

Autores

  • Talita Ribeiro Lemos Ferreira
  • Bellini Jaqueline Alana
  • Rosangela Gomes dos Santos
  • Leticia Frei Martins
  • Ana Jesus de Souza
  • Olga Tomie Matsuno

Resumo

O processo de aprendizagem envolve métodos considerados muitas vezes cansativos e ultrapassados, não despertando a imaginação e o interesse sobre o conteúdo ministrado em sala de aula. Dessa forma tem-se a necessidade da inserção de novas metodologias que possam tornar o processo ensino/aprendizagem de fácil compreensão para o estudante. O recurso ao reforço escolar constitui uma estratégia desenvolvida pelas famílias para aumentar a competitividade dos seus filhos. Esse reforço tem vindo a ser estimulado um pouco por todo o mundo, por uma atmosfera de crescente competição e por uma crença forte no valor da educação para o progresso social e econômico. Este trabalho teve como objetivo proporcionar melhor compreensão dos conteúdos entre teoria e prática, sanar possíveis dúvidas, relembrar conteúdos já estudados, de forma contextualizada, melhorar o desempenho nas provas e preparar os estudantes para as avaliações externas, em especial os do 3º ano do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. O reforço foi realizado na Escola Estadual Viriato Bandeira com os estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, do município de Coxim-MS, por meio de aulas expositivas e uso de recursos áudio visuais, da sala de tecnologia e sala de vídeo onde se realizou as atividades por meio de aplicativos do Google Drive; Documentos Google; Projetor Integrado com Lousa Digital (uso de slides, filmes e vídeo aulas). Os estudantes realizavam atividades discursivas e interpretativas de revisão do conteúdo, no qual haviam sido ministradas em sala de aula pela professora regente, e retomada de conteúdos já estudados. Todas as atividades do Projeto incluindo as práticas\experimentais, realizadas buscou-se esclarecer dúvidas, promover melhor compreensão sobre o tema estudado, contextualizando a realidade do estudante, permeando a relação entre teoria e prática no ensino de Biologia, a fim de preparar os estudantes para avaliações externas. O resultado deste trabalho desenvolvido no primeiro semestre de 2017 apresentou resultados expressivos e positivos, como visto na prova do SAE (Simulados e Avaliações Externas), ação desenvolvida pelo NTE (Núcleo de Tecnologias Educacionais) e CRE/04 (Conselho Regional Estadual). Onde por meio de Avaliação Regional do qual participaram 22 escolas da Rede Estadual de Ensino da Região Centro-Oeste, a Escola Estadual Viriato Bandeira obteve o primeiro lugar nessa avaliação, sendo que uma estudante do 3º ano – Bárbara Gomes Nardini.

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Ferreira, T. R. L., Alana, B. J., Santos, R. G. dos, Martins, L. F., Souza, A. J. de, & Matsuno, O. T. (2018). AULAS DE REFORÇO NO ENSINO DE BIOLOGIA. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4749

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)