RELATO DE EXPERIÊNCIA: PEÇA TEATRAL “LIXO SEPARADO... CONSCIÊNCIA TRANQUILA” DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA DE MUNDO NOVO-MS

Autores

  • Bruno Henrique Feitosa
  • Alessandra Inácio Fernandes
  • Diego Cabral Santos
  • Fernando Zimmer Wazlawick
  • Edenice Matheus
  • Vanessa Daiana Pedrancini

Resumo

Existem diversos problemas ambientais em nossa sociedade, decorrente do próprio trabalho do homem. Portanto, a Educação Ambiental é necessária e importante e deve ser trabalhada na escola, principalmente, de forma dinâmica e interativa para despertar o interesse dos alunos e promover a sensibilização destes acerca dos problemas ambientais. Diante disso, os bolsistas integrantes do PIBID/UEMS-Mundo Novo auxiliaram alunos do ensino fundamental e médio, da Escola Estadual Castelo Branco em Mundo Novo-MS, na realização de uma peça teatral, com o intuito de informa-los e sensibilizá-los em relação aos problemas ambientais enfrentados pela sociedade local e a importância da coleta seletiva. Para o desenvolvimento da peça teatral, inicialmente, os alunos do PIBID adaptaram um roteiro disponível na internet (O que eu faço com o meu lixo?) para a realidade local e, em seguida, foram realizados encontros em contra turno com os alunos da escola que se mostraram interessados pela estratégia após o convite nas salas de aula; esses encontros totalizaram 8 horas e foram utilizados para discussões acerca do tema, ensaio do teatro e confecção do figurino e cenário. No dia 09 de junho de 2017, a peça teatral, intitulada “Lixo separado... consciência tranquila”, foi apresentada para todos os alunos da escola, do período matutino e vespertino, contemplando aproximadamente 800 alunos. Participaram da peça 16 alunos que atuaram como 19 personagens, além do envolvimento dos mesmos na produção teatral. De forma geral, os alunos que se envolveram diretamente com a organização do teatro se mostraram muito dispostos e interessados pela atividade, por ser diferenciada, assim como se manifestaram preocupados em realmente promover, a partir da apresentação, a reflexão e sensibilização dos colegas acerca dos problemas ambientais. Os alunos que prestigiaram a apresentação teatral relataram que gostaram muito da atividade, pois foi uma maneira diferente de aprender. Esses resultados reforçam a importância do desenvolvimento de atividades dinâmicas e diferenciadas no dia a dia da sala de aula, uma vez que os conteúdos são trabalhados de uma maneira que os convidam a participarem da construção do conhecimento, despertando, também, mais interesse pelas atividades escolares.

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

Feitosa, B. H., Fernandes, A. I., Santos, D. C., Wazlawick, F. Z., Matheus, E., & Pedrancini, V. D. (2018). RELATO DE EXPERIÊNCIA: PEÇA TEATRAL “LIXO SEPARADO. CONSCIÊNCIA TRANQUILA” DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA DE MUNDO NOVO-MS. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4705

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)