RECURSO DIDÁTICO DE INTERAÇÃO SOBRE PIRÂMIDE ALIMENTAR

Francieli Aparecida Alves Possani, Lucimara da Silva Nogi, Regiane Lima Fernandes, Lorraine de Fátima Alves Xavier, Danielle Nanmy Hirase, Rosemeire Matos Rodrigues

Resumo


A atividade de recurso didático promove um desempenho no aprendizado em aulas práticas escolares, possibilitando a aproximação dos alunos ao conhecimento científico. A partir dessa concepção este trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência do jogo sobre a pirâmide alimentar na aprendizagem do Ensino de Ciências e valorizar o trabalho em grupo e a cooperação para a construção coletiva do conhecimento. Nesta perspectiva, foi realizado o trabalho de recurso didático de interação sobre a pirâmide alimentar visando mostrar que uma boa alimentação saudável deve ser diversificada e moderada e a partir desse tipo de regime alimentar podemos diminuir os ricos de doenças como a obesidade e a carência de nutriente. Para que o presente trabalho fosse desenvolvido foi utilizada uma aula. Nesta aula foi apresentada quatro pirâmides sendo que uma para cada grupo. Nelas foram abordados os conteúdos sobre as pirâmides alimentares e cada grupo alimentar que a constitui. Foi trabalhado nas salas do 8º Ano B e C do Ensino Fundamental da Escola Estadual Senador Filinto Müller, na cidade de Ivinhema-MS, nos dia 12 de maio de 2017. Os bolsistas organizaram a atividade da pirâmide alimentar com as turmas divididas em 4 grupos de seis alunos cada um, escolhidos pelos bolsista. Cada grupo recebeu varias cartelas com imagens dos alimentos a serem organizado nos grupos alimentares das pirâmides. Aquele que colocou corretamente todos os alimentos em cada grupo alimentar das pirâmides venceu o jogo. Os alunos foram avaliados através da interação com o grupo e durante o jogo. Após os alunos preencherem as pirâmides foram corrigidas através de uma que já estava preenchida corretamente pelos bolsistas. Percebemos, através da atividade, resultados satisfatórios na interação da turma, no diálogo dos alunos em grupo, na discussão para possíveis respostas e na utilização dos conhecimentos adquiridos. As turmas do 8º ano B e C tiveram 75% de acerto, obtendo uma aprendizagem significativa. A utilização do jogo serviu de estímulo para os futuros professores, em pesquisar e oferecer recursos que proporcionem aprendizado de forma qualitativa.


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