TERMOQUIZ

Autores

  • Kathely Priscila Souza Trindade
  • Maiara Viviane Oliveira dos Santos
  • Bruna Moreira
  • Raul Catsuraiama
  • Nilcéia Marins da Silva
  • André Molina Neto

Resumo

A dinâmica, como atividade educacional complementar, sempre foi muito importante para os alunos, pois trata-se de uma competição que estimula o aprendizado e consequentemente melhora a sua qualidade escolar. Pensando em alternativas para auxiliar o professor na exposição dos conteúdos, elaborou-se uma dinâmica no formato de um Quiz envolvendo o conteúdo componente curricular do segundo bimestre para o segundo ano do Ensino Médio; termoquímica. A termoquímica é o fenômeno físico-químico que estuda as reações químicas e físicas que envolvem calor. Para preparação deste Quiz, os acadêmicos acompanharam as aulas onde o referido assunto foi abordado pela professora. Dessa maneira elaborou-se um jogo sobre o mesmo que continha nove questões retiradas de vestibulares e avaliações federais disponíveis na internet. Os alunos foram divididos em três grupos e receberam folhas sulfites onde deveriam marcar suas respostas em 60 segundos. Esse tempo foi escolhido, visto que a maioria desses alunos estão em fase de preparação para avaliações externas como vestibulares e ENEM; sendo que pra esses o tempo destinado a realização de cada questão, pode ser ainda menor no dia da Redação. Sem considerar que nessas avaliações o aluno deve responder individualmente, enquanto que no jogo, ele tinha a colaboração dos colegas. As questões de múltipla escolha, continham 4 alternativas e eram lidas por um dos acadêmicos ao mesmo tempo em que os alunos tinham acesso a uma cópia dessas. Os grupos anotavam, suas escolhas em uma folha sulfite, que eram recolhidas pelos bolsistas ao final do tempo determinado. As notas auxiliaram a professora na avaliação final. Os alunos apresentaram muita dificuldade em responder a maioria das questões. Talvez por sua falta de atenção as aulas, ou devido a pressão exercida pelo tempo. Uma forma de sanar essa dificuldade seria os alunos participarem de mais aulas de reforços, dinâmicas e metodologias escolares tais como: feiras, teatros e experimentos didáticos, melhorando seu desempenho em sala de aula.

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Trindade, K. P. S., Santos, M. V. O. dos, Moreira, B., Catsuraiama, R., Silva, N. M. da, & Neto, A. M. (2018). TERMOQUIZ. ANAIS DO EGRAD, 4(7). Recuperado de https://anaisonline.uems.br/index.php/egrad/article/view/4697

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)